Imprimir
Professor da Flórida sugere modelos de redes para demonstrar atuação da Unemat


O professor da Universidade da Flórida, Cristopher McCarty, esteve na manhã desta segunda-feira na Reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso, em Cáceres, para apresentar seu trabalho de redes como demonstrativos das interligações entre grupos de pesquisa, pesquisadores e áreas do conhecimento e atuação da universidade. O modelo desenvolvido pelo professor para a Universidade da Florida poderá ser empregado pela Unemat a fim de identificar os pontos e estabelecer as redes de interesses comuns tanto na pesquisa, estudos e cooperações do seu corpo de pesquisadores.



A apresentação foi feita pelo professor a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Rodrigo Zanin,  diretor de Pós-graduação Claumir Muniz, assessora de Assuntos Internacionais, Áurea Ignácio, assessor de Assuntos Interno, Dionei José da Silva, Diretor de Tecnologia da Informação, Eduardo Zinhane. O professor Cristopher é chefe do Departamento de Antropologia e diretor do Instituto de Economia e Negócios, e especialista em estudos de network. Esta é a primeira vez dele no Brasil e sua vinda se deve a uma articulação da Rede Bionorte, para ministrar a disciplina “Tópicos especiais em conservação: redes sociais” com financiamento do Instituto NNacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) câmpus avançado do Museu Emílio Goeldi.



A professora Carolina Joana, que coordena o doutorado da Bionorte pela Unemat, explica que devido a agenda do professor Cristopher no doutorado foi possível articular a visita a Reitoria. Para a professora Ana Di Renzo, o encontro foi muito positivo, uma vez que abre a possibilidade de que a Unemat posse se autoconhecer a partir do estabelecimento e construção de uma rede. “Temos muito interesses em ampliar os laços com a Universidade da Florida, quem sabe trazer e implementar esse modelo para a nossa universidade e com isso termos maiores possibilidade de construção de redes de relacionamento, pesquisas e cooperação”, afirmou.



 


Por: Lygia Lima