Imprimir
Professor da Unemat lançará livro em Cabo Verde


O professor Genivaldo Sobrinho, da Faculdade de Educação do Câmpus de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lançará oficialmente seu livro ‘Eugênio Tavares: Retratos de Cabo Verde em prosa e poesia’ nos dias 12 e 13 de março em Cabo Verde, na África. A obra é resultado de sua pesquisa de doutorado, apresentada ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), em 2010.



O livro apresenta três capítulos centrais onde o autor realiza uma análise reflexiva da obra do intelectual Eugênio Tavares, natural de Ilha Brava, em Cabo Verde. Eugênio compôs ‘mornas’ (modalidade musical cabo-verdiana), textos em prosa, cartas e poemas e, segundo o professor, foi um autor cuja obra reflete as lutas sociais e políticas para a independência de Cabo Verde em relação a Portugal.



A Editora Pedro Cardoso, de Cabo Verde, se interessou na publicação após conversas com a orientadora de Genivaldo, a professora Simone Caputo Gomes, que realiza pesquisas acerca da literatura e cultura cabo-verdianas há quase 40 anos. O trabalho gráfico foi feito em Lisboa e a obra já está à venda em Portugal e Cabo Verde nas livrarias FnacAlmedina, Bertrand e Livraria Pedro Cardoso. Ainda não há data para o lançamento no Brasil.



Genivaldo Sobrinho tem apresentado palestras sobre Cabo Verde em vários eventos. “O interesse pela literatura cabo-verdiana é constante”, afirma o professor. “Com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGletras), no Câmpus Universitário de Sinop, novas possibilidades de pesquisas renovam o fôlego para a apresentação de projetos para estudos de autores desse país-irmão, uma vez que o país-arquipélago possui uma série literária, o que favorece um diálogo com a literatura brasileira e demais literaturas de língua portuguesa”, explica.



Para conhecer mais sobre o autor Eugênio Tavares, basta acessar o endereço https://www.eugeniotavares.org/.


Por: Nataniel Zanferrari e Saidy Souza