Imprimir
Unemat discute consolidação do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal


Na manhã de hoje (8) a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana di Renzo, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin, receberam na Reitoria a professora Maria de Lourdes Ruivo, responsável pelo Câmpus Avançado do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em Cuiabá, e Alessandro Galvão, servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Maria de Lourdes também é vice-coordendora do Colegiado Estadual do Pará no Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-Bionorte), rede da qual a Unemat faz parte.



A reunião abordou o fortalecimento e a consolidação do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP). Criado pela Lei Nº 12.954/2014, o Instituto é vinculado ao MCTIC, está em fase de implementação e terá sede em Cuiabá. O INPP será uma das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, tal como os Institutos Nacionais de Matemática Pura e Aplicada (Impa), de Pesquisas da Amazônia (Inpa), de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Tecnologia (INT) e do Semiárido (Insa).O Instituto irá funcionar em parceria com redes de pesquisa, como a Rede Bionorte, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau) e a Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Rede Pró-Centro-Oeste) e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). Também foram abordados os eventos de pesquisa sobre o Pantanal que ocorrerão neste ano e as publicações científicas sobre o assunto.



“Além de cinco livros de pesquisa sobre o Pantanal que serão publicados este ano, o Museu Goeldi também está organizando um boletim especial com trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores do Pantanal”, explica Maria de Lourdes. “Viemos pedir que os pesquisadores da Instituição se interessem em publicar neste boletim”, disse a professora.



“A integração com as Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é uma forma de consolidar o INPP durante esta fase de implementação”, afirma Alessandro Galvão. O servidor do MCTIC explica que o INPP pretende trabalhar em parceria com a Unemat, as Universidades Federais de Mato Grosso (UFMT) e de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS).



A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, destaca a importância dessa parceria entre as universidades públicas que possuem interesse e pesquisas com foco no Pantanal visando o fortalecimento do INPP. “O próximo passo no sentido de fortalecer o instituto é trabalhar uma agenda com o Ministério de Ciência e Tecnologia e Comunicações, bem como a reorganização do próprio Instituto do Pantanal”, explica.



A visita de Maria de Lourdes e Alessandro foi realizada a convite da Unemat, durante reunião realizada em novembro de 2016, quando a reitora Ana di Renzo e o pró-reitor Rodrigo Zanin visitaram o Câmpus de Pesquisa do MPEG, em Belém, no Pará, em decorrência da 3ª edição do Simpósio da Biota Amazônica, que também marcou a celebração dos 150 anos do Museu. Além da reitora e do pró-reitor da Unemat, participaram da reunião em novembro os reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine. Os três reitores se reuniram com o diretor do Museu, Nilson Gabas Júnior, e com a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Vilacy Galúcio.


Por: Nataniel Zanferrari