Imprimir
Unemat normatiza política de criação e gestão dos Centros e Núcleos na Instituição


Os centros e núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso passam a ter uma regulamentação específica que estabelece a conceitualização, criação e gestão dentro dos câmpus da Unemat. O prazo para que a resolução nº  025/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) estabelece fevereiro como prazo final para adequação.



De acordo com a nova resolução os Centros serão vinculados aos câmpus da Unemat, que tem a competência de abrigar e garantir a manutenção das instalações, do material permanente e equipamentos. Todos os materiais e instalações dos centros adquiridos pelos projetos e/ou programas por meio de recursos de órgãos de fomento, convênios ou doações passarão a integrar o patrimônio da Unemat vinculado ao câmpus de origem.



A nova regulamentação dos centros e núcleos prevê a forma como serão institucionalizados e avaliados, bem como a gestão e organização, prevendo inclusive a forma de se aderir novos membros e escolher o coordenador.



Para a institucionalização dos núcleos é preciso observar os pareceres do colegiado regional, Pró-reitoras (Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Cultura e Ensino de Graduação) e ainda Conepe. Nos casos dos centros é necessário ainda o parecer do Consuni (Conselho Universitário).



O objetivo dos Núcleos é criar uma ambiência para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e/ou extensão por meio da articulação de grupos de pesquisa, programas e projetos em temáticas afins dentro de uma estrutura organizacional e de recursos humanos.  Já o Centro compreende a estrutura física e organizacional, recursos humanos, instalações, laboratórios, materiais permanentes e equipamentos, agregando grupos de pesquisa, núcleos, coleções científicas, programas e projetos.



Para acessar a resolução na íntegra: http://www.unemat.br/legislacao/index.php?id_res=3492


Por: Lygia Lima