Imprimir
Unemat discute o Programa Mais Médicos em Tangará da Serra


O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento e Organização de Práticas em Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso (NPEPS/Unemat) e a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra  realizam o evento Diálogos Mais Médicos e Atenção Primária de Saúde (APS) na gestão municipal para a Atenção à Saúde. As inscrições são gratuitas, limitadas e estão disponíveis no portal da Unemat. (http://siec.unemat.br/)



O evento, aberto à comunidade e a profissionais e acadêmicos da área da saúde, acontecerá, em Tangará da Serra, no dia 09 de dezembro, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).



O evento é o primeiro da agenda de diálogos da pesquisa Inserção do Programa Mais Médicos nas políticas e práticas da Atenção Primária à saúde no município de Tangará da Serra. A pesquisa é coordenada pelo professor da Unemat, Josué Souza Gleriano, mestre em Saúde Coletiva. O pesquisador  compõe a Plataforma de Conhecimentos do Programa Mais Médicos pertencente a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OPAS-OMS) e do Ministério da Saúde.



Gleriano destaca que o município de Tangará da Serra é no cenário estadual marco do Programa Mais Médicos pelo número de profissionais que recebeu e ampliação da sua rede de atenção primária a partir desse programa. Lançado em julho de 2013 o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nas unidades de saúde. 



"A nossa pesquisa é a única cadastrada na rede referente ao estado de Mato Grosso e desponta o fortalecimento que a Unemat tem no olhar da interiorização do ensino, pesquisa e extensão, proposta também desse programa que interioriza, no caso a saúde, através da rede de atenção primária", assinala Gleriano.










  Programação



 



7h30 -  8h                   Credenciamento



8h – 8h30                   Solenidade de Abertura 



8h30  – 10h15            Mesa Redonda: Resultados, Avanços  e o Futuro do Programa Mais Médicos em Tangará da Serra na perspectiva da gestão: democratização do acesso à saúde com Josué Souza Gleriano, Coordenador geral da Pesquisa Inserção do Programa Mais Médicos nas políticas e práticas da Atenção Primária à saúde; Itamar Martins Bonfim, Secretário de Saúde; Luciléia Rodrigues, Coordenadora da Atenção Básica; Juliana Herrero, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.



Moderadora: Juliana Benevenuto Reis, docente da Unemat



10h15 – 10h30           Intervalo



10h30 – 11h               Conferência: Percepções do Sistema de Saúde brasileiro sob olhar de médicos do Programa Mais Médicos (PMM) com Juana Maria Martinez Alfonso, Médica do PMM –  Universidad de Ciencias Médicas de la Habana.



11h – 11h30               Debate Mesa redonda e Conferência



11h30 – 13h30           Almoço 



13h30 – 15h45           Mesa redonda: Pesquisas e avaliações de resultados na APS



Panorama na produção de serviços de saúde nas quinze cidades mais populosas de Mato Grosso que receberam Mais Médicos. Expositor: Alexandre Andrade, Assessor de Gabinete da Secretaria Municipal.



Análise da aplicação de recursos públicos municipais da região de Planejamento VII – Tangará da Serra na área da saúde. Expositor: Rodrigo Henrique Pinheiro, Técnico de Ensino Superior da Unemat.                                  



O PMAQ na perspectiva do processo organizacional. Expositora: Priscila Corrêa da Luz, Enfermeira, egressa da Unemat.



Perfil profissional da Atenção Primária em Tangará da Serra com  Juliana Fernandes Cabral, docente da Unemat. Moderador: Raimundo Nonato Cunha de França, docente da Unemat.



15h45 – 16h               Intervalo



16h – 17h30               Debate Mesa Redonda




 


Por: Hemilia Maia