Imprimir
Tribunal de Contas do Estado aprova contas da Unemat por unanimidade


As contas do exercício de 2015 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) foram aprovadas nesta terça-feira (29) por unanimidade dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.  No relatório aprovado foram feitas determinações e recomendações à gestão que já estão sendo observadas.



O pró-reitor de Gestão Financeira, Weily Toro Machado, destacou que a Unemat já vem realizando procedimentos a fim de atender as determinações e recomendações do Tribunal de Contas quanto a elaboração do inventário físico e financeiro da Instituição, bem como a realização de um Plano de Providências que está sendo elaborado junto ao Controle Interno e o estabelecimento de rotina de trabalho e normatizações. Também já foram adotados procedimentos administrativos no sentido de apurar a conduta dos condutores infratores e acompanhar a execução financeira das unidades regionalizadas (câmpus).



De acordo com a reitora, Ana Maria Di Renzo, a aprovação das contas da Unemat por unanimidade com quatro apontamentos que resultaram em multas, mostra que a Universidade vem avançando nos seus procedimentos internos e de controle a fim de garantir maior transparência e compromisso com o recurso público. “Queremos avançar ainda mais para que nossas contas sejam aprovadas sem qualquer apontamento. Essa é uma meta da nossa gestão”, diz.



No voto do relator do processo, o conselheiro Sérgio Ricardo, ele defendeu a aprovação das contas da Unemat como regulares porque ficou constatado que as falhas e irregularidades “não representaram desfalque, desvio ou má aplicação de recursos públicos”, diz o voto. 


Por: Lygia Lima