Imprimir
Teve início o maior evento de Letras da Unemat em Cáceres
Cerimônia de abertura da 9ª Semana de Letras


Teve início, nessa segunda-feira (28/11), o 2º Colóquio Internacional de Estudos Literários e a 9ª Semana de Letras, eventos realizados até 6ª-feira, em Cáceres.  A programação contempla conferências, oficinas, simpósios, comunicações, seminário de dissertações e teses e mesas de escritores consagrados.



São 500 participantes inscritos e 150 apresentações de trabalho, entre pôsteres e comunicações orais. Na abertura do evento, ontem à noite no Centro Municipal de Cultura de Cáceres, um dos organizadores do evento, Agnaldo Rodrigues, frisou a importância desse espaço para a socialização dos conhecimentos produzidos na graduação e pós-graduação. “O evento congrega os cursos de Letras dos câmpus de Cáceres, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Sinop e Alto Araguaia, assim como os mestrados e doutorados de Literatura e Linguística”.



A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Maquêa, lembrou que o programa de Estudos Literários, em Tangará da Serra, foi o primeiro em nível de doutorado ofertado pela Unemat. “Quando pensávamos em submeter proposta para a criação de mestrado em Letras, entendemos que a Unemat já tinha corpo docente e produção acadêmica para a constituição de dois programas”. Em 2010, a Capes autorizou a abertura dos mestrados de Linguística e Estudos Literários, atualmente já consolidados em nível de doutorado.



As pesquisas e produzidas no âmbito desses programas, assim como na graduação, poderão ser conhecidas ao longo desta semana.



Também foram lançados os livros “Lingua(gem), sujeito e memória”, organizado por Taisir Karim, Neuza Zattar, Joelma Brassanin e Ana Di Renzo e “Sujeito e memória: lugares constitutivos”,  de Silvia Regina Nunes, Agnaldo Rodrigues da Silva, Jocineide Macedo Karim e Ana Luiza Artiaga, resultantes dos trabalhos apresentados no 7º Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura, realizado em 2015. 



Programação



Nesta terça-feira (29/11), a programação contempla as conferências “Vozes do Brasil”, com os professores Aroldo José Abreu, Elisabeth Battista, Leonice Rodrigues Pereira e Olga Castrillon-Mendes. A mesa sobre Sexualidade e gênero terá a presença de Joelma Bressanin, Silvia Regina Nunes e Paulo Tafarello. Já a temática Linguística Aplicada – Ensino e tecnologia contará com Valdir Silva, Rodrigo de Santana Silva e Érika Regina Souza.



Já no período noturno, a partir das 19h00, haverá conferência “A História das Palavras”, com os professores José Horta Nunes (Unicamp) e Milena Borges de Moraes (Unemat).



No dia 30 de novembro, estão previstas mesas temáticas sobre Vozes de Portugal e África (Vera Maquêa, Susanne Maria Castrillon, Agnaldo Rodrigues, Marinei Almeida e Dante Gatto). Linguística – Sobre Variação (Jocineide Macedo Karim, Welington Quintino Pedroza, Jaqueline Dias da Silva). Mesa 3: Professor e Segunda Língua (com Simone Müller, Estela Serraglio, Geni Conceição Figueiredo Zacarkim). À noite, ocorrerá a conferência “Identidades imaginadas: discursos e formação docente”, com João Fábio Sanches Silva (UEMS) e Lúcia Maria de Assunção Barbosa (UNB).



Já no dia 1º de dezembro, a partir das 13h00, haverá seminário de dissertações e teses. Às 16h00, mesa de escritores com Lucinda Persona, Eduardo Mahon, Luciene Carvalho, Ivens Cuiabano Scaff da Academia Mato-Grossense de Letras. E, a partir das 19h00, conferência “Cartografias poéticas e outros imaginários da literatura”, com Ana Mafalda Leite (Universidade de Lisboa/Portugal).



No último dia de evento (02 /12), a partir das 9h00, “Identidade, Espacialidade e Memória”, com os palestrantes Benjamin Abdala Junior (USP), Rodrigo Ordine (Unemat) e Walnice Vilalva (Unemat). À noite, o tema “Lugares visíveis, Lugares sensíveis, Lugares imaginários”, será abordado por Sylvia Telarolli (UNESP) e Wagner Enedito (UFMS).



A programação completa pode ser conferida em: http://siec.unemat.br/eventos/2ciel/?page=programacao.


Por: Danielle Tavares