Imprimir
4ª Semana de Direitos Humanos encerra atividades com Sarau do Diverso


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a 4ª edição da Semana de Direitos Humanos e a 4ª edição da Mostra de Cultura e Arte das Gentes do Pantanal, que aconteceu de quarta (16) a sábado (19).Os eventos foram encerrados no sábado (19) com a realização do Sarau do Diverso, no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.



O Sarau contou com poesias, apresentações de danças, batalha de rap, bandas e músicos. Participaram do Sarau grupos locais de dança, como o Grupo Guató, Grupo Afroescola, Grupo Chalana, Dança Stileto, Grupo Vitória Régia, HB Dança de Rua e Grupo Cáceres em Cena; os grupos de dança de rua e de teatro das oficinas ministradas na Semana de Direitos Humanos; as bandas Lobos da Relva, Macacos do Brejo, Mormaço Severino, Cinema de Pedra, Junção Cósmica e Xeque Malte; os cantores Cássia Carolinny, Giovanni Godoy e Hélio San; o poeta Antonio José Ferreira; o DJ Gabriel Ortiz; além de falas de representantes dos professores, do Movimento Estudantil, do Coletivo LGBT e do Coletivo das Mulheres;.



Os eventos foram realizados pela Unemat, através do Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CRDH). O tema deste ano foi ‘Democracia e Direitos Humanos’. Os eventos foram feitos em parceria com o Grupo de Estudos para Educação das Relações Étnico-Raciais (Geprer) e o Movimento Figueira Cultural.



A Semana e a Mostra são espaços de articular reflexões, compartilhar experiências acadêmicas, militantes, profissionais e artísticas, e ainda celebrar a persistente e contínua luta por direitos humanos no Brasil e em Mato Grosso. As temáticas foram ‘Gênero, etnia e diversidade sexual’, ‘Educação, cultura e direitos humanos’ e ‘Inovação social, economia solidária e direitos humanos’.


Por: Nataniel Zanferrari