Imprimir
Especialização em Gerenciamento da Atenção Primária com Ênfase na Saúde da Família realiza aula inaugural


Na última sexta-feira (11) ocorreu a abertura e aula inaugural do curso de Especialização em Gerenciamento da Atenção Primária à Saúde com Ênfase na Saúde da Família da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Câmpus de Tangará da Serra.



O curso é resultado de um diagnóstico situacional produzido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento e Organização de Práticas em Saúde (NPEPS) e é uma parceria que partiu de demandas dos serviços de saúde e em reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra.



A aula inaugural do curso de Especialização, com o tema ‘A atenção à saúde coordenada pela Atenção Primária à Saúde: Desafios para o Sistema Público brasileiro’, foi ministrada pelo coordenador da Pós-Graduação, Josué Souza Gleriano, e moderada pela professora Antônia Maria Rosa, do curso de Enfermagem da Unemat em Cáceres. Entre os assuntos abordados na aula inaugural, destacaram-se os conceitos da Atenção Primária à Saúde (APS) como coordenadora e ordenadora dos cuidados, o Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto projeto político e a função da APS no seu fortalecimento, além de um panorama nacional da APS e da Saúde da Família no Brasil e seus principais desafios no cenário da contemporaneidade. O palestrante explanou que, diante do atual cenário politico brasileiro na dimensão da saúde pública, a especialização é um projeto de formação articulado para o fortalecimento da APS para o SUS.



A professora Thalise Yuri Hattori apresentou o Caderno do Curso 2016-2017 elaborado para os alunos da Especialização e para os docentes. O caderno aborda como o curso se estrutura na relação da clínica com o gerenciamento e sua articulação com a pesquisa. O curso embasa-se em cinco macroproblemas construídos pelos autores Grasiela Lucietto, Josué Gleriano e Thalise Hattori, e conduzem o planejamento das disciplinas e o diálogo com as metodologias de trabalho que os docentes empregarão durante a especialização. O perfil de competências construído para o curso será norteador do processo de avaliação que incumbe na auto-reflexão do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.



Foram selecionados 41 alunos enfermeiros que são servidores técnicos responsáveis por unidades de saúde e coordenadores de atenção à saúde no município, além de profissionais que almejam ingressar nessa área de trabalho.



A matriz curricular do curso de Especialização em Gerenciamento da Atenção Primária com Ênfase na Saúde da Família compreende um total de 440 horas-aulas, além de atividades destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), distribuídas em 14 meses de execução. As aulas serão realizadas às sextas-feiras e aos sábados.



Esteve presente na abertura do curso a diretora de Pós-Graduação Lato Sensu da Unemat, Mayara Peron Pereira, que frisou a importância da capacitação voltada para o aperfeiçoamento, a fim de suscitar uma melhora na qualidade dos serviços públicos. Completaram a mesa solene da abertura o diretor da Faculdade de Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, Waldo Troy; o coordenador do NPEPS, Vagner Ferreira do Nascimento; a coordenadora do curso de Enfermagem em Tangará da Serra, Angélica Pereira Borges; e a coordenadora de Atenção Básica de Tangará da Serra, Luciléia Rodrigues, que no ato representou o secretário municipal de Saúde, Itamar Bonfim Martins.


Por: Nataniel Zanferrari