Imprimir
Nova Xavantina recebe bolsistas de Alto Araguaia e Luciara para 3º Encontro do Focco


O Câmpus de Nova Xavantina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebeu bolsistas do campus de Alto Araguaia e Luciara para a 3ª edição do Encontro do Programa de Formação de Cédulas Cooperativas (Focco), na última sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6). Durante o evento, os bolsistas apresentaram suas experiências em Aprendizagem Cooperativa por meio do Programa Focco, que é desenvolvido em células em cada campus. Os alunos bolsistas participaram de oficinas, teatros e rodas de conversas, além de replanejarem suas próprias atividades.



Além dos bolsistas estiveram presente os diretores político-pedagógicos e financeiros do Câmpus de Nova Xavantina, Ricardo Keichi Umetsu, e do Câmpus de Luciara, Luiz Antonio Barbosa Soares. Também estiveram presentes os coordenadores locais do programa, Andre Milhomen, Ary Gertes, Maria do Rosário, Renata Carratore, Renata Cintra, Shirlene Rohr de Souza e Tatiane Botini. O eventou também contou com a presença da colaboradora Ernestina Noronha de Lima e da palestrante Jéssica Silva, do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) da Universidade Federal do Ceará (UFC).



Há três anos, o Programa Focco foi implantando na Unemat, tendo como apoio o Prece, coordenado pelo Professor Manoel Andrade. Este ano, o Prece completou 22 anos de existência, e se encontra consolidado no Estado do Ceará.



“Ao completar três anos de implantação do Focco na Unemat, por empenho da professora Ana Maria Di Renzo e com muita garra dos acadêmicos e coordenadores locais, já é possível constatar que o estudo cooperativo contribui significativamente com a aprendizagem dos alunos e, consequentemente, com sua aprovação e permanência na Universidade”, afirma a coordenadora geral do Programa Focco, professora Renata Cintra.


Por: Nataniel Zanferrari