Imprimir
Unemat marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está presente na 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Instituição chega ao evento com cinco projetos de ciência e tecnologia, com quatro startups do Programa Células Empreendedoras e dois palestrantes. Concomitantemente é realizada a 8ª Mostra de Ciência e Tecnologia e Inovação. São esperados cerca de 12 a 15 mil alunos, das redes de ensino de Mato Grosso, por dia nas dependências da Arena Pantanal onde o evento acontece.



Com realização da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) a abertura da Semana de Ciência e Tecnologia realizada ontem (17) contou com a apresentação da Orquestra Jovem do Sesi e a presença da reitora da Unemat, Ana Di Renzo, do governador Pedro Taques, do senador Cristovão Buarque, da secretaria da Secitec, Luzia Trovo, entre outros.



Durante seu discurso Pedro Taques citou o compromisso de aumentar a produção de ciência e tecnologia no Estado e garantiu “nós não vamos extinguir a Secitec”. A reitora Ana Di Renzo frizou a necessidade de “abrir nossas escolas para um ambiente de interação de ciência e tecnologia”, já o senador Cristovão Buarque falou da necessidade de se “produzir cientistas” e que a fábrica de se produzir cientistas se chama escola. “Não podemos desperdiçar nenhum cérebro”, concluiu.



Daqui a pouco terá início, às 9h, a palestra Potencial das Feiras de Ciências para iniciação à educação científica na Educação Básica, com a professora da Unemat Marfa Magali Roehrs, doutora em Ciência da Educação.  E amanhã (19), às 14h, o professor da Unemat Willian Krause, doutor em Genética e Melhoramento de plantas fará a palestra A biotecnologia na produção de alimentos. Na sequência acadêmicos da Unemat sob a coordenação do professor Washington Fernando falarão sobre as “Células Empreendedoras” com Projetos vencedores de maratonas.



 


Por: Hemilia Maia