Imprimir
Unemat discute Ciclo sobre Suicídio Juvenil na quinta-feira (22)


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) por meio da diretoria de Gestão de Pessoas (DAGP) está organizando o I Ciclo de Debates sobre Suicídio Juvenil. O evento será realizado no dia 22 de setembro, na Sala de Turismo, no câmpus Jane Vanini, em Cáceres. A proposta é alusiva ao Setembro Amarelo que chama atenção para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 desse mês.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, o equivalente a mais de 804 mil mortes por ano. A organização ainda aponta que o Brasil é o oitavo país em número absoluto de suícidios, com 32 mortes por dia no país.  



A DAGP espera a comunidade acadêmica para o Ciclo de Debates sobre Suicídio Juvenil. "É um convite para toda a comunidade acadêmica na perspectiva de construir espaços de diálogos sobre a questão que ainda é considerada tabu na sociedade. Diferente do que muitos acreditam a maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte e passam, quase que invariavelmente, por uma doença mental com alteração da realidade", explicou a assistente social da Unemat, Luzinete Magalhães.



Colaboram com o evento a Faculdade de Ciências da Saúde da Unemat/Cáceres, a Liga Acadêmica de Clínica Médica de Cáceres, o Centro de Valorização da Vida (CVV) polo de Cuiabá, o Sistema Socioeducativo de Cáceres e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).   



 



Programação:



14h - Palestra: A busca pelo sentido da vida como estratégia de prevenção ao suicídio a partir de uma visão psicológica com a psicóloga Gernecilia Dantas, do Sistema Socioeducativo de Cáceres.



15h - Palestra: O trabalho de prevenção ao suicídio com a equipe do Centro de Valorização da Vida - CVV de Cuiabá.



16h - Palestra: Saúde mental e suicídio: mitos e verdades com o psiquiatra Matheus Berthold Oliveira, professor do curso de Medicina da Unemat.



17h - Debate


Por: Hemilia Maia