Imprimir
‘Sai da fila’ é a start-up vencedora da 1ª Maratona Células Empreendedoras Unemat


Foi realizado de terça (6) a sexta-feira (9), no Câmpus Universitário Renê Barbour, em Barra do Bugres, a primeira edição da Maratona de Células Empreendedoras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A maratona faz parte do Programa Células Empreendedoras, e foi um curso em forma de competição voltado à formação dos empreendedores e troca de conhecimentos entre os diversos atores do ecossistema.



Os participantes aprenderam novas técnicas para auxiliar na execução dos projetos de suas start-ups, tais como ‘Bussiness model canvas, ‘Design thinking’ e ‘Pitch elevator. Participaram da maratona aproximadamente 100 alunos e 40 apoiadores, entre professores e técnicos.



Foram convidados, para atuar como facilitadores das atividades, três mentores de renome nacional: Eraldo Guerra, da Life UP; Cláudio Nascimento, da Update Cities; e Gustavo Porpino; além de atores do ecossistema local, como aceleradoras, representantes do governo, empresários, investidores, entre outros. Como resultado da maratona, foram modeladas 13 start-ups com ideias de alto impacto. Foram selecionadas 10 equipes para a final do dia 9, onde a vencedora da Maratona foi a start-up ‘Sai da fila’.



A equipe ‘SOS Universitários’ ficou com a segunda colocação, seguida da equipe ‘Quest’i’ em terceiro. A equipe ‘Meu Acesso’ conquistou o quarto lugar.



A equipe vencedora é composta pelos alunos Dryca Andrade, Carine Figueiredo e Eduardo Langkammer, do curso de Engenharia de Produção de Barra dos Bugres; João Victor Ricardo de Souza, de Ciência da Computação de Barra do Bugres; Rafael Martins, de Arquitetura e Urbanismo de Barra do Bugres; e Fabiana Aparecida da Silva Pereira, de Economia de Sinop.



As premiações foram entregues pelo vice-reitor da Unemat, Ariel Lopes Torres, e pelo pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo dos Santos. Dois alunos da equipe vencedora irão visitar o Porto Digital em Recife. As primeiras colocadas receberão também dois meses de mentoria para seus projetos de startups.



O grupo de jurados do evento foi composto por Erika Cunha Monteiro Vieira, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Heygler de Paula, da Rede Nacional de Inovação em Agricultura e Pecuária (Agrihub); Janine Ulrich, da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI); Lua Carvalho, do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE); Lucas Barros, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Rafael Albertoni Mazeto do Programa Mato Grosso Criativo da Secretaria de Estado de Cultura (MTCriativo/SEC); e Sâmia Bumlai Gahyva Nadaf, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).



O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em conjunto com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e o Parque Tecnológico de Mato Grosso. O evento foi operacionalizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unemat e a equipe local organizada pelo professor Fernando Selleri.



O objetivo principal do Programa Células Empreendedoras é promover a cultura de empreendedorismo e inovação por meio de estímulo à atividade criativa por parte de professores e alunos das instituições participantes.



Maiores informações sobre o Células Empreendedoras podem ser obtidas no site do programa: www.celulasempreendedorasmt.com.br


Por: Nataniel Zanferrari