Imprimir
Unemat em Alta Floresta disponibiliza programa de análise qualitativa de dados


Como fruto da parceria firmada entre a Unemat e o Instituto Centro de Vida (ICV) para a implementação do Projeto IDH, que busca promover práticas sustentáveis para a cadeia produtiva da soja na região de Alta Floresta, a Unemat disponibiliza à comunidade acadêmica o acesso ao software NVivo, em quatro computadores do seu laboratório de informática, a partir desta semana (08/09).



Considerado como a principal ferramenta de análise qualitativa disponível atualmente, o acesso ao NVivo reforça capacitação tecnológica para pesquisas nas áreas das Ciências Sociais e Humanas.



O software oferece recursos que permitem organizar, interpretar e estruturar grandes volumes de dados qualitativos como referências bibliográficas, textos, imagens, arquivos de áudio e de vídeo. Esse tipo de informação “presente em trabalhos acadêmicos, leis, regulamentos, entrevistas, páginas eletrônicas, redes sociais dentre outras fontes, permite robustecer os trabalhos elaborados que utilizem dados desta natureza nas mais diversas áreas do conhecimento”, explicou o professor do curso de direito Charles Rossi.



Num primeiro momento, esses recursos serão utilizados para codificar e sistematizar os dados obtidos com entrevistas realizadas com produtores rurais e gestores públicos em relação a temas de interesse do projeto IDH, incluindo a análise do contexto da expansão da soja para a região e do processo de efetivação da legislação ambiental nos municípios de Paranaíta, Alta Floresta e Carlinda. Posteriormente, serão planejadas oficinas e atividades de formação metodológica para alunos interessados em desenvolver trabalhos que utilizem técnicas de análise qualitativa.



Para mais informações sobre o uso e as potencialidades oferecidas por essa e outras ferramentas, serão oferecidas oficinas, programadas para o próximo semestre. Para entrar em contato: cbrossi@outlook.com.


Por: Com informações do câmpus de Alta Floresta