Imprimir
Unemat implanta Assessoria de Assuntos Externos


A professora Áurea Regina Alves Ignácio assumiu a Assessoria de Assuntos Externos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com o objetivo de internacionalizar a Instituição, entre outros assuntos relativos à relação da Unemat com outras instituições de ensino e de pesquisa. “Nós estamos construindo a Assessoria, pois a Unemat ainda não tinha este setor configurado como um local específico de pensar as relações interinstitucionais”, afirma a professora.



O foco está voltado para missões estrangeiras, mobilidade acadêmica nacional e internacional em graduação e pós-graduação, bem como auxiliar nas ações de implantação do Instituto de Pesquisa Avançado no Parque Tecnológico de Mato Grosso, que impulsionará o novo paradigma de produção de pesquisa para produtos e serviços. Neste sentido, a Assessoria de Assuntos Externos buscará a realização de convênios internacionais, abertura de centro de línguas, entre outros.



“Vamos olhar para estas parcerias interinstitucionais, como Acordos de Cooperação Internacional e outros convênios, a pós-graduação, mestrados e doutorados da Unemat, mas também para mobilidade dentro da graduação”, afirma a professora. “Outro exemplo de convênios importantes são os firmados pelo Estado de Mato Grosso, entre o Governo Estadual e países como a Bolívia e o Peru, já que existem demandas de pesquisadores da nossa Universidade que gostariam de fortalecer uma parceria usando o Governo como mediador”, explica Áurea.



“Também pretendemos conseguir com o Governo de Estado algum apoio para uma mobilidade nacional, considerando que, por enquanto, o Programa Ciência Sem Fronteiras está suspenso, então também vai caber a esta assessoria tentar achar outros mecanismos junto ao Governo do Estado, ou junto a parceiros externos, para garantirmos alguma cota de bolsas para mobilidade”, defende a assessora de Assuntos Externos.



Todas estas ações serão feitas na parceria entre a Diretoria de Mobilidade Acadêmica, sob a gestão da professora Maristela Cury Sarian, e a professora e assessora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Marinei Almeida. “A Maristela porque é a pessoa que lida diretamente com a Mobilidade Acadêmica, e a Marinei por uma proposta muito interessante da nossa reitora, que é a de criarmos um Centro de Línguas na Unemat em vários câmpus”, explica Áurea. Segundo a assessora, para pensa em internacionalização da Unemat, é necessário alunos proficientes, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. “Podemos fazer um curso de campo internacional, e os parceiros internacionais selecionarão alunos de cada programa que dominem não só o inglês, mas também francês, espanhol, alemão, entre outros. Até cursos de português para alunos estrangeiros pode ser englobado nesta ideia”, afirma.



“É importante ressalta que a estrutura da Assessoria é enxuta porque não somos executores, as pró-reitorias são. A Assessoria cuida de fomentar e auxiliar no processo destes convênios, nos mecanismos de mobilidade, no próprio processo de implantação do Centro de Línguas, mas assessorando mesmo, como quem ajuda a construir as políticas que as pró-reitorias as executam”, explica a professora.



Áurea Ignácio já foi secretária de Estado de Ciência e Tecnologia e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat em três gestões.


Por: Nataniel Zanferrari