Imprimir
A obra ‘Osvaldo Sobrinho. Com toda educação’ aborda a fundação da Unemat


Após três anos de estudos e trabalho o jornalista Oscar Ramos Gaspar lançou a biografia Osvaldo Sobrinho com toda educação na noite de ontem (09.08), no Sesc Arsenal em Cuiabá, pela Carlini & Caniato.  A obra, dividida em 33 capítulos, aborda a trajetória de Osvaldo Sobrinho desde a infância até os anos atuais, enquanto professor universitário e político.



A fundação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da qual Sobrinho foi um dos articuladores, também é tratada na biografia entre os episódios significativos da educação em Mato Grosso. Na frase dita por Sobrinho “Não existe milagre fora da educação: é ela a riqueza permanente de uma pessoa” é possível compreender o tamanho de seu olhar pela educação.



As professoras da Unemat Olga Maria Castrillon, uma das fundadoras do Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), célula embrionária da Instituição e membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Neusa Benedita da Silva Zattar autora do livro Do Iesc à Unemat: uma história plural 1978-2008 prestigiaram o evento.



“A obra é uma importante publicação que irá contribuir para amplitude das pesquisas sobre a educação em Mato Grosso especialmente a presença da Unemat como fruto de um trabalho coletivo”, destacou a professora Olga Castrillon que ainda citou “Como secretário de Educação da época, ao lado do saudoso ex-reitor da Unemat Carlos Alberto Reyes Maldonado, Sobrinho participou da criação da Unemat, fato digno de relevo e de perspectivas de abordagem histórica e social”.



Para Neusa Zattar o livro ‘Osvaldo Sobrinho. Com toda educação. Uma Biografia’ registra o percurso memorável da vida de Osvaldo Sobrinho pela lente do jornalista Oscar Ramos Gaspar. É uma biografia que revela a trajetória pessoal, profissional e política de Sobrinho e de seu trabalho na área da Educação em Mato Grosso, principalmente o seu apoio crucial para a criação da Unemat”.  



Osvaldo Sobrinho: Formado em economia, estudos sociais e direito, Osvaldo Sobrinho começou sua carreira como professor na escola Couto Magalhães, em Várzea Grande. Pouco depois, continuou a carreira na Escola Estadual de Segundo Grau Pedro Celestino e na Escola Técnica Federal. Aos 26 anos, assumiu, como titular, a Delegacia Regional de Educação e Cultura de Cuiabá. Na carreira política, Sobrinho foi eleito deputado estadual em 1978 pela Arena, sendo reeleito em 1982, já pelo PMDB. Elegeu-se novamente em 1986, desta vez para deputado federal constituinte. Foi também secretário estadual de Educação, e no exercício de interinidades, senador e governador.



Oscar Ramos Gaspar, o autor: Paranaense, mudou-se para Cuiabá em 1975 transferido como correspondente do Estadão em Mato Grosso. Jornalista trabalhou como colaborador da revista Veja e do Diário de Cuiabá, entre outros veículos. Atualmente reside em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.



 


Por: Hemilia Maia