Imprimir
Professor de Portugal ministra palestra no curso de Pedagogia em Nova Mutum


O professor do Instituto Politécnico da Cidade de Guarda (Portugal), Pedro José Arrefano Tadeu, ministrou palestra aos acadêmicos do 7º semestre do curso de Pedagogia do câmpus da Unemat em Nova Mutum, nessa terça-feira (17/05).



Com a temática “Relatos de experiências sobre a formação de professores em Portugal”, o professor fez uma abordagem sobre o sistema de ensino daquele país, no tocante aos ensinos básico, médio e superior.



Quanto à formação superior destacou que em Portugal, como ocorre em vários países da Europa, os cursos de licenciatura têm uma duração de três anos. Ao término da licenciatura o aluno que desejar ser professor no ensino fundamental e médio deverá obrigatoriamente ter o título de mestre. 



Também falou sobre a Declaração de Bolonha, documento firmado inicialmente entre 29 países da União Europeia em 1999, e hoje assinada por 46 países entre membros e não membros, versando sobre a reforma das estruturas dos sistemas educativos de ensino superior, que estabeleceu uma unificação deste nível de ensino. Se, por exemplo, um aluno do 5º Pedagogia de Portugal quer transferir-se para a Itália, ele ingressará lá no mesmo semestre sem nenhuma adaptação.



Encerrou sua palestra dando exemplos práticos de como se pode trabalhar a matemática nas séries iniciais do ensino básico.



Estiveram presentes no evento representantes da Secretaria Municipal de Educação de Nova Mutum, do Conselho Municipal de Educação de Nova Mutum e professores da Unemat. 


Por: Com informações Câmpus Universitário de Nova Mutum