Imprimir
Unemat/Juara promove evento em alusão ao Dia Internacional contra a Homofobia


Na próxima quinta-feira (19.05), a partir das 20h30, o Câmpus Universitário de Juara, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), promove evento em alusão ao Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado no dia 17 de maio. Entre as atividades e apresentações, na quadra do câmpus, haverá jogo de capoeira, palestra, roda de conversa e show de encerramento.



A data foi criada para combater preconceito, ódio e aversão contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais representados pela sigla LGBTT. Desde então, ações são realizadas em diversas partes do mundo para promover a conscientização, respeito e combate a intolerância dispensada aos LGBTT.



De acordo com a professora da Unemat, Valéria Melki Busin, doutora em Psicologia Social, a homofobia causa sérios danos psicológicos, físicos, afetivos e materiais às pessoas que a sofrem e o tema deve ser discutido nas universidades.



“A homofobia é discriminação e viola Direitos Humanos básicos, tais como o direito à dignidade e a uma vida livre de violência. Ela não só afetando a vida de pessoas LGBTT como também de familiares e amigos. A Universidade é um espaço onde devem ocorrer debates e transformações pessoais e sociais, visando a um mundo justo e bom para todas as pessoas”, concluiu Valéria Busin.



Programação



19.05 – 20h30



Apresentação musical com professor Saulo Augusto de Moraes;



Apresentação de capoeira - Centro Cultural Aruandê;



Palestras com as professoras da Unemat/Juara Elizabeth Angela dos Santos, mestre em Educação e Valéria Melki Busin, doutora em Psicologia Social;



Roda de Conversa/debate com o público.


Por: Hemilia Maia