Imprimir
Unemat promove 1º Simpósio de Saúde em comemoração aos 10 anos de Enfermagem


O curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra promove a 1ª edição do Simpósio Mato-Grossense em Saúde e a 4ª Semana de Enfermagem, entre segunda (16) e quarta-feira (18), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Tangará. Além do evento duplo, os motivos de comemoração do curso também são dois: os eventos serão realizados em razão do Bacharelado em Enfermagem completar 10 anos de existência no Campus de Tangará, e também em razão do Dia do Profissional de Enfermagem, celebrado hoje (12).



O tema dos eventos será ‘Formação da identidade profissional: Uma década de Enfermagem em Tangará da Serra’. “Trata-se de uma década formando profissionais capacitados que hoje se destacam em suas áreas, seguindo uma carreira vitoriosa e usando o aprendizado adquirido para estender ao território brasileiro o cuidar em enfermagem qualificado e inovador”, afirma a coordenadora do curso de Enfermagem em Tangará, professora Angélica Pereira Borges.



 



Uma década de realizações



Segundo a coordenadora, alguns diferenciais ajudam a destacar o curso. “Primeiramente, a extrema preocupação de um curso planejado que faça do futuro profissional uma vivência pautada por um aprendizado teórico e prático, permitindo o contato com a comunidade durante as aulas práticas e estágios supervisionados, favorecendo as habilidades, atitudes e destrezas para a prática cotidiana”, afirma Angélica.



Ela também destaca outros diferencias como aulas práticas desde o primeiro ano de curso; práticas clínicas em campo a partir do segundo ano; estágios supervisionados onde o aluno vivenciará situações reais e não simuladas em diversas áreas de assistência; a oportunidade de conhecer e elaborar rotinas e protocolos de instituições; o acesso, tanto na execução da assistência, quanto à gestão dos serviços de enfermagem, acompanhados por docentes e enfermeiros das instituições; todos os estágios serem desenvolvidos em ambientes que englobam hospitais gerais e unidades de saúde da família.



O curso de Enfermagem em Tangará da Serra conquistou três estrelas no Guia do Estudante Abril 2015, além de contar com cerca de 90% dos docentes titulados, mestre e doutores, especializados e com experiência na área da Saúde. O curso recebe grande estímulo à produção acadêmica, através de bolsas de incentivo à pesquisa e à extensão vinculadas a grupos e núcleos de pesquisa. “Nossos alunos são frequentemente aprovados em processos seletivos para especialização, mestrado e doutorado em instituições estaduais e federais, além de possuírem excelente aceitação pelo mercado de trabalho”, explica a coordenadora.



“Para nós, corpo docente, é emocionante e motivador saber que, nesta década de ensino, egressos e professores que passaram pelo curso de Enfermagem em Tangará da Serra, com tanto sucesso, nos comprovam que estamos no caminho certo e que a dedicação de cada um fez e faz a diferença a cada dia na história da formação desses profissionais”, afirma o professor Josué Souza Gleriano, coordenador geral do Simpósio em Saúde e da Semana de Enfermagem.



 



PROGRAMAÇÃO



Segunda-feira, 16 de maio



18:30



Recepção, credenciamento e visitas a stands



19:30



Apresentação cultural



20:00



Cerimônia de abertura com mesa de solenidades



‘Reflexão histórica e homenagens aos pioneiros da Enfermagem em Tangará da Serra e honra aos egressos do curso de Enfermagem da Unemat; História e contexto da Unemat em Tangará da Serra’



22:30



Espaço cultural de confraternização



 



Terça-feira, 17 de maio



07:00



Recepção, credenciamento e visitas a stands



Apresentação cultura



Apresentação de trabalhos científicos



08:00



‘Identidade em Enfermagem: Avanços, desafios e potencialidades das áreas de trabalho’, com Alexandre Magno Leitão, do Instituto Einstein de Ensino e Pesquisa



09:30



Intervalo com apresentação cultural



10:00



 ‘A formação do enfermeiro e a gestão do sistema de saúde’, com Luceli Dias Pedreschi Chaves, da Universidade de São Paulo (USP), e Ysabely Pamplona, do Ministério da Saúde



13:00



Apresentação de trabalhos científicos



14:00



‘Análise de cenários e prospecção em Enfermagem: Perspectivas do mercado para a profissão’, com Laura Graça Padilha de Carvalho, da Liora Parto em Casa; Damaris Leonel Brito Figueiredo, da SOS Materna; e Lucieli Dias Pedreschi Chaves, da USP



16:00



Intervalo com apresentação cultural



16:30



Simpósio Satélite



 



Quarta-feira, 18 de maio



07:00



Minicursos:



- Auditoria, um campo promissor para a Enfermagem



- Enfermagem frente a pesquisa experimental em animais e humanos



- Linguagens e identidades mobilizadas na relação entre profissional da saúde e pacientes do setor de oncologia



- Como ser um enfermeiro pesquisador?



- O enfermeiro no Consultório de Rua



- Atuação do enfermeiro no enfrentamento das doenças emergentes, epidemias e pandemias



- Novas abordagens à Rede de Atenção ao Idoso



- Desafios do trabalho da enfermagem na saúde indígena



- Terapia Comunitária Integrativa: A busca por um cuidado integral



- Inovações sobre coberturas para feridas crônicas



- Tendências para apresentar relatórios através da análise quantitativa de dados para a pesquisa em saúde


Por: Nataniel Zanferrari