Imprimir
Doutorado em Sociologia realiza debate e lançamento de livro em Vila Bela da Santíssima Trindade


No dia último dia 19, durante a transferência simbólica da capital do Estado de Mato Grosso para Vila Bela da Santíssima Trindade, para as comemorações do aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade, o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Sociologia, à convite do Governo do Estado, participou ativamente do cronograma de atividades. O Dinter é uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).



A primeira atividade desenvolvida foi a participação na mesa de debate com o professor Valter Roberto Silvério, coordenador pedagógico do Dinter. A temática debatida foram as políticas públicas para a população negra no País, em especial para as populações tradicionais quilombolas e afrochiquitanas.



“É gigantesca a importância da participação institucional da Unemat, por meio do Dinter, neste debate do reconhecimento das populações tradicionais, pois, sendo a primeira experiência do doutorado em Sociologia, isto nos permite vislumbrar o desenvolvimento para o Estado em um futuro muito próximo”, afirma o coordenador do Dinter, Paulo Alberto Vieira.



Também foi realizado o lançamento do livro ‘Pérolas negras: As mulheres de Vila Bela na luta pela afirmação da identidade étnica’, de autoria de Silviane Ramos Lopes da Silva, aluna do Doutorando Interinstitucional.



A autora da obra, que também é gestora pública, reafirma a importância da política governamental atual. “Ela reverbera com significância e concretude para as populações tradicionais, reflexos dessa formação interinstitucional ofertada via Unemat e UFSCar”, defende Silviane.



O Dinter está sendo ofertado no Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, por meio de módulos, além das disciplinas e atividades na cidade de São Carlos, em São Paulo, conforme diretrizes do projeto aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Por: Nataniel Zanferrari