Imprimir
Cineclube Zumbis exibe ‘Leviathan’, filme russo com críticas sociais


O Leviatã é uma besta mitológica descomunal, consagrada no livro bíblico de Jó: “Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. O ferro para ele é palha, o bronze pau podre”. Sua magnitude e implacabilidade inspiraram Thomas Hobbes a escrever, em 1651, um livro com o mesmo nome da criatura. Em seu clássico, Hobbes defende que o caos social só poderia ser evitado se os indivíduos se organizassem em torno do que ele chama de contrato social. Esse contrato consiste na submissão a um controle externo, absoluto e inquestionável – não à toa, o Leviatã.



Considerando o atual cenário político, neste sábado (2), o Cineclube Zumbis exibirá o filme russo ‘Leviathan’, de Andrey Zvyagintsev. A obra foi exibida na Rússia, com censuras, no início de 2015, deflagrando intensas críticas dos setores mais conservadores e influentes do país.



A trama se passa na Rússia, após a decadência soviética, narrando a trajetória de uma família trabalhadora contra um prefeito corrupto que, aliado às lideranças religiosas e econômicas da cidade, tenta desapropriar sua casa e terras. O protagonista busca ajuda de um antigo amigo do exército, agora advogado, para buscar provas contra o prefeito.



O Cineclube Zumbi acontece neste sábado, às 19 horas, no Auditório do CEI, no Campus da Unemat em Sinop. A entrada é gratuita. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas aqui (goo.gl/8EyxKI).



Título original: Leviathan



Direção: Andrey Zvyagintsev



Produção: Alexander Rodnyansky



Roteiro: Andrey Zvyagintsev e Oleg Negin



Elenco: Aleksei Serebryakov, Elena Lyadova, Vladimir Vdovichenkov e Roman Madyanov



Lançamento: 23 de maio de 2014, em Cannes



5 de fevereiro de 2015, na Rússia



Duração: 141 minutos


Por: Nataniel Zanferrari