Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat defende tese de doutoramento na Universidade do Porto
PARCERIA
Professor da Unemat defende tese de doutoramento na Universidade do Porto
06/01/2020 12:18:43
por Lygia Lima

O professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Carlos Alex Sander Juvêncio Gulo, do curso de bacharelado em Ciência da Computação do câmpus Universitário de Alto Araguaia, defendeu no final de 2019 (dia 19/12) a tese de doutorado ‘High-Performance Computing for Acceleration of Medical Image Processing and Analysis Techniques’, no Programa de Doutoramento em Engenharia Informática (PRODEI), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

A tese foi orientada pelos professores doutores João Manuel Ribeiro da Silva Tavares (FEUP) Antonio Carlos Sementille (UNESP/Bauru), e teve como objetivo desenvolver novas metodologias de detecção e avaliação de funções computacionalmente custosas em algoritmos de processamento e análise de imagem médica que exigem grande poder computacional e assim facilitar o uso de técnicas de computação paralela para acelerar o processamento destes algoritmos.

A abordagem proposta foi validada em algoritmos de pré-processamento, segmentação e registro de imagens médicas, reduzindo o tempo de processamento destes algoritmos em até 10 vezes, quando comparado com a versão original de cada algoritmo.

O professor agradece ao CNPq, pelo financiamento da pesquisa e à Unemat, pela concessão do afastamento para qualificação profissional.

O Pesquisador

Doutor em Engenharia Informática na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP (Portugal). Mestre em Ciência da Computação pela UNESP(2012), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2002), com graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Fundação Educacional de Andradina (2000). Professor efetivo da Universidade do Estado do Mato Grosso desde 2004 e líder do Grupo de Pesquisa PIXEL - Processamento de Imagem, Visão Computacional e Aplicações Interativas (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5975550544107869). Tem interesse na área de Ciência da Computação, com ênfase em arquiteturas de Alto Desempenho para Processamento de Imagem, tem experiência acadêmica em Tecnologia Educacional (Software Livre na Educação) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ampla experiência em montagem e manutenção de computadores, administração de redes de computadores e técnicas forenses em segurança digital. Atualmente é Assessor Pedagógico e Administrativo do curso de Ciência da Computação no Câmpus Avançado de Rondonópolis.

Interessados nas principais produções acadêmicas geradas por esta tese:

GULO, CARLOS A. S. J.; SEMENTILLE, ANTONIO C. ; TAVARES, JOÃO MANUEL R. S. . Techniques of medical image processing and analysis accelerated by high-performance computing: a systematic literature review. Journal of Real-Time Image Processing, v. 1, p. 1-18, 2017. (http://dx.doi.org/10.1007/s11554-017-0734-z)

GULO, CARLOS A. S. J.; DE ARRUDA, HENRIQUE F. ; DE ARAUJO, ALEX F. ; SEMENTILLE, ANTONIO C. ; TAVARES, JOÃO MANUEL R. S. . Efficient parallelization on GPU of an image smoothing method based on a variational model. Journal of Real-Time Image Processing, v. n/a, p. 1-13, 2016.(http://dx.doi.org/10.1007/s11554-016-0623-x)

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada