Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentam trabalhos científicos em Cáceres
DESCOBERTA
Alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentam trabalhos científicos em Cáceres
21/11/2019 19:01:53
por Lygia Lima
Foto por: Moisés Bandeira

Quase 500 alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de nove municípios de Mato Grosso estão em Cáceres apresentando os resultados de 135 trabalhos científicos desenvolvidos ao longo de 2019. A 8ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal, que começou nesta quinta-feira (21) no Sesi Clube em Cáceres, já se consolidou como um dos grandes eventos de difusão e popularização da ciência em Mato Grosso.

O evento que tem como objetivo estimular os estudantes da educação básica a vivenciar o processo de investigação e produção de conhecimento, aprendendo conteúdos por meio da atividade cientifica é desenvolvido pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim – Unemat) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação.  

A 8ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal está acontecendo em Cáceres e é aberta a visitação pública no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os visitantes podem conferir a qualidade e a diversidade dos trabalhos produzidos pelos estudantes em diferentes campos de investigação científica.  No primeiro dia do evento, foram expostos 50 trabalhos, e nesta sexta-feira (22) outros 80 trabalhos podem ser conferidos.

A estudante Regina de Fátima Gomes Magalhães, de 10 anos, que juntamente com colegas do 5º ano da Escola Municipal Professor Eduardo Benevides Lindote, de Cáceres, participa pela primeira vez da Mostra destaca a importância do mesmo. “A gente não pesquisou na internet, fizemos nosso trabalho a partir do livro de ciências e com a observação da nossa casa. Fomos olhando e fazendo na prática”, diz.  O trabalho do grupo foi intitulado “Como a água percorre o caminho do solo?”.

O coordenador do evento, professor Marcos Borges, da Unemat, destaca que o mais prazeroso do evento é ver as crianças desenvolverem o gosto pela investigação. “Nesse evento muita gente esta envolvida na organização, na avaliação dos trabalhos, professores das escolas participantes e os estudantes”, diz.

A professora Clemilda Paula da Silva, da escola Jardim Guanabara, levou os alunos com idade entre 5 e 6 anos, da Educação Infantil para visitar a Mostra. “Essa é uma oportunidade, pois aqui tem muita coisa interessante para as crianças”, destacou.

No primeiro dia apresentaram trabalhos as equipes das categorias: Iniciação Científica Mirim (Ensino Fundamental I - 1° ao 5° ano), Divulgação Científica (Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano) e Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio) e, dia 22, as equipes da categoria Incentivo à Pesquisa (Ensino Fundamental II - 6° ao 9° ano - Ensino Médio). A Mostra premia os três primeiros lugares com maior pontuação em cada uma das categorias.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24531 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada