Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
PLANO DE GESTÃO 2019-2022: Pró-reitoria de Administração (Prad)
GESTÃO
PLANO DE GESTÃO 2019-2022: Pró-reitoria de Administração (Prad)
24/04/2019 12:01:40
por Danielle Tavares

Em apresentação recente, o pró-reitor de Administração (PRAD), Tony Hirota Tanaka, falou sobre metas e ações a serem realizadas em curto, médio e longo prazo na pasta. O Plano de Gestão 2019-2022 foi elaborado de forma articulada com as deliberações do Congresso Universitário, Planejamento Estratégico Participativo (PEP) e Caderno e Propostas.

O documento vem sendo apresentado, por cada pró-reitoria, para representantes da comunidade acadêmica em diferentes ocasiões, como na reunião de planejamento com diretores dos Câmpus (que está ocorrendo de 23 a 25/04) e na 1ª Sessão do Consuni (16 e 17/04).

O planejamento específico para a PRAD tem como foco a comunicação, dividida em três tópicos centrais: pessoas, processos e serviços. A seguir, os principais pontos e ações abordadas pelo Pró-reitor, Tony Hirota, para cada um desses objetivos.

1. Pessoas: qualificação e qualidade de vida

Contratação. Hoje, a Unemat conta com 150 profissionais técnico-administrativos contratados, possibilitado por meio de pacto com Ministério Público. Há também cerca de 400 professores interinos.

Na questão de interinos, o desafio é a rediscussão da Lei Complementar nº 600, de 19 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado pelo Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. Ela prevê, dentre outros pontos, um interstício de 12 meses entre um contrato e outro. Quer dizer, um docente só pode ser novamente contratado pela Universidade decorrido esse período do encerramento de seu contrato anterior.

“Este ano, estamos retomando esse diálogo junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Buscamos outros caminhos que possam ser tomados. Em dezembro de 2018, por exemplo, foi aprovada uma lei no Estado de São Paulo, que reduz esse interstício para 40 dias. Vamos levar ao Governo, junto à PGE e também à Secretaria de Fazenda (Sefaz), e fazer essa contextualização de que nesses moldes seria mais plausível a nossa realidade, nos diversos câmpus com professores contratados, principalmente, Nova Mutum e Diamantino, onde a grande maioria do quadro é composto por docentes nessa situação funcional, afirmou o pró-reitor de Administração”, disse o pró-reitor de Administração.

Política de qualificação. Essa política de qualificação vai envolver, não só uma capacitação continuada, como também uma qualificação em nível de lato e stricto sensu.

Qualidade de vida. “Estamos estudando a questão de políticas de melhoria de qualidade de vida para professores e profissionais técnicos. Isso vem de encontro com as ações da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que está discutindo essa questão mais voltada para acadêmicos. E, enquanto PRAD, vamos buscar ações mais consolidadas nessa área. Isso vai impactar diretamente na comunidade interna e na sociedade atendida pela Unemat”, afirmou.

2. Processos: revisão de manuais, fluxos e descentralização

A revisão dos processos vai refletir na desburocratização dos serviços. A meta é buscar mais eficiência e agilidade. Como os processos administrativos dentro do Estado, muitas vezes, são demorados, acaba-se penalizando a atividade fim da Universidade. “Estamos buscando alternativas, para que a gente não corra o risco de prejudicar o acadêmico com uma contratação tardia no semestre letivo”, salientou Tony Hirota.

3. Serviços: eficiência dos processos e melhoria dos serviços com foco no fim

A pró-reitoria está revendo práticas e processos, visando um atendimento mais ágil. “Como atividade meio, a gente tem que ter celeridade. Com foco nesses três pontos, pessoas, processos e serviços, a PRAD vem trabalhando para que possamos melhorar essa relação e, aí sim, ter mais eficiência e celeridade dentro nos processos administrativos, agilizando nossa relação com a graduação, pós-graduação e extensão, que são as atividades fim da universidade”.

Planejamento- O Plano de Gestão 2019-2022 das demais pró-reitorias está sendo divulgado, no portal da Unemat, ao longo desta semana.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24523 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada