Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat inicia Mestrado em Gestão da Educação Superior em parceria com Federal do Ceará
CÁCERES
Unemat inicia Mestrado em Gestão da Educação Superior em parceria com Federal do Ceará
18/02/2019 17:58:56
por Nataniel Zanferrari

Foi realizada hoje (18) a aula inaugural da Turma Fora de Sede do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Cáceres, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat).

O Mestrado Profissional se propõe a preparar profissionais com as teorias e ferramentas necessárias à gestão universitária. O Poleduc é de caráter multidisciplinar e é o primeiro programa de mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior do País.

No atual cenário social, de elevada demanda por ensino superior, as Instituições de Ensino Superior devem apresentar soluções tanto para os novos desafios internos (sistema menos burocrático, estrutura que busca fontes alternativas de financiamento, necessidade de profissionalismo no gerenciamento acadêmico) como externos (profundas mudanças econômicas e sociais, perfil diferenciado de alunos, maior competitividade no mercado, quebra do monopólio do conhecimento, busca de processos inovadores). As ações referentes ao Poleduc visam responder, desse modo, aos desafios externos e internos, decorrentes das recentes tendências econômicas, sociais e políticas que pressionam por novos processos de planejamento estratégico e de gestão universitária.

Considerando a expertise da UFC e a necessidade de agregar experiência em pesquisa e qualificação aos servidores técnicos da Educação Superior, a Unemat firmou parceria com a UFC para ofertar o Poleduc em Cáceres. Aportados na certeza de que a região oferece demanda e condições para a pesquisa de qualidade na área proposta e que congrega um número expressivo de servidores interessados em se qualificar em nível de mestrado, a Unemat mantém sua atenção voltada à permanente qualificação de seus quadros. São contemplados 29 servidores, sendo 28 profissionais técnicos e um professor.

Estiveram presentes na aula inaugural o coordenador do Poleduc, Wagner Bandeira Andreola; além dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Anderson Fernandes de Miranda; de Extensão e Cultura, Leonarda Grillo Neves; de Gestão Financeira, Ricardo Keichi Umetsu; e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro.

Também estiveram presentes a diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus de Cáceres, Zulema Netto Figueiredo; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (sintesmat), Carlos Roberto dos Santos Junior; o professor Everton Ricardo do Nascimento, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação; e o profissional técnico Gustavo Bisinoto, representando a Pró-Reitoria de Administração.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada