Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Prefeitura de Cáceres e Unemat concluem discussões com a sociedade sobre mobilidade urbana
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Prefeitura de Cáceres e Unemat concluem discussões com a sociedade sobre mobilidade urbana
14/12/2018 10:28:04
por Lygia Lima

A Prefeitura de Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso concluíram nesta quarta-feira (12) as discussões com a sociedade sobre as propostas para o plano de mobilidade urbana do município que está em fase de elaboração. A audiência pública ocorrida na Câmara Municipal fechou o ciclo de audiências e apresentação das propostas, agora a equipe técnica deve concluir o relatório e entregar um plano de mobilidade e também uma minuta de lei para que a Prefeitura Municipal encaminhe para o Legislativo municipal no primeiro trimestre de 2019.

O coordenador do Plano de Mobilidade Urbana, professor doutor Evaldo Ferreira, da Universidade do Estado de Mato Grosso, explica que a equipe técnica pretende encaminhar o produto final, com todos os estudos e propostas a serem implementadas até fevereiro de 2019, a fim de que o projeto de lei seja enviado para a Câmara Municipal onde será novamente discutido e apreciado pelos vereadores. Ele lembra que para a elaboração das propostas foram realizadas diversas pesquisas e estudos a fim de garantir melhor trafegabilidade conforme estabelece a legislação brasileira.

O professor da Unemat esclarece que Cáceres é um dos municípios que de acordo com a Lei nº 12.587/2012 tem até abril de 2019 para possuir um plano de mobilidade que atenda as recomendações do Ministério das Cidades. Entre as principais recomendações é que os municípios ao construir sua legislação priorize os meios de transporte não motorizados e o transporte coletivo, e que preveja a integração entre os diferentes meios de transporte.

Para a elaboração do documento final, os técnicos da Unemat, deverão acatar diversas das sugestões apresentadas durante as três audiências públicas realizadas. “Todas as sugestões que forem possível de acatar vamos incorporar ao projeto, porque entendemos que as pessoas podem contribuir significativamente com ideias que vão melhorar a vida de todos , uma vez que a mobilidade urbana afeta diretamente a vida da cidade e dos seus moradores”, afirmou Evaldo Ferreira.

Além das propostas de implantações de rotas cicloviárias, de estudo sobre transporte coletivo, regulamentação de estacionamentos, de cargas e descargas, e mudanças em diversas vias da cidade, três avenidas principais devem ter propostas especificas: Tancredo Neves, Talhamares e Sete de Setembro.

Os técnicos da Prefeitura e da Unemat lembraram que a participação popular nas audiências foi fundamental para melhorar as propostas em construção. “Tivemos uma boa participação da sociedade, com pessoas interessadas nas discussões, empresários, estudantes, lideranças comunitárias, vereadores, pessoal ligado ao trânsito e segurança e isso foi bastante positivo, afinal só com a participação popular é que poderemos construir uma cidade melhor”, afirma a secretária de Planejamento, Nelci Eliete Longhi.

Os interessados em conhecer as propostas e estudos que subsidiam essas propostas podem acessar o endereço: http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/ clicando no ícone do Plano de Mobilidade Urbana (PMUC).  O portal da Mobilidade Urbana conta com diversas ferramentas tecnológicas que visam facilitar o entendimento por parte da população de como são e como ficarão as mudanças que estão sendo propostas de mudanças, além de modelagens em 3 Dimensões, mapas interativos. As pessoas que desejarem enviar sugestões também podem fazê-lo enviando e-mail para pmuc@unemat.br

Para mais informações acesse: http://projetos.unemat.br/planodiretorcac/

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada