Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
“Diálogo constante com a comunidade acadêmica será o principal perfil desta nova gestão”, garante futuro reitor
GESTÃO 2019-2022
“Diálogo constante com a comunidade acadêmica será o principal perfil desta nova gestão”, garante futuro reitor
13/12/2018 17:36:39
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Deivid S. Fontes
Da esq. para a dir.: futuro pró-reitor de Ensino, Alexandre Porto; futura pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antonia Alves; futuro pró-reitor de Gestão Financeira, Ricardo Umetsu; futura vice-reitora, Nilce Maria; futuro reitor, Rodrigo Zanin; atual reit
Da esq. para a dir.: futuro pró-reitor de Ensino, Alexandre Porto; futura pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antonia Alves; futuro pró-reitor de Gestão Financeira, Ricardo Umetsu; futura vice-reitora, Nilce Maria; futuro reitor, Rodrigo Zanin; atual reit

O novo reitor e a nova vice-reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tomam posse nesta terça-feira, dia 18 de dezembro. Rodrigo Bruno Zanin e Nilce Maria da Silva iniciam seu mandato no dia 1º de janeiro de 2019, e serão os responsáveis pelos rumos da Universidade até 31 de dezembro de 2022.

O reitor eleito anunciou, ao lado da vice-reitora eleita, os nomes dos pró-reitores de sua gestão durante a 3ª sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Unemat, realizada no dia 31 de outubro.

Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Unemat, os futuros gestores da Instituição afirmam que adotarão o perfil da gestão participativa e que o slogan da chapa, ‘Integração, fortalecendo relações’, é uma demonstração da preservação de união da Instituição. “A Unemat é única. A gestão dessa universidade tem que ser única. O reitor, de onde quer que seja, terá que fazer a gestão para a Unemat. A Nilce e eu pensamos que, depois de 40 anos, a Universidade mostra maturidade para entender que ela cresceu, se desenvolveu e que hoje, de alguma forma, ela está presente em todos os municípios do Estado de Mato Grosso”, explica Zanin. “Quando se fala na integração, fortalecendo relações, destaco que a Universidade foi criada para ser forte. Embora tenha começado muito pequena, quando ela se expande em 10 câmpus, ainda na década de 90, já se podia ver o perfil da Unemat que é o de integrar o Estado, por meio de uma Instituição própria”, garante Nilce.

“É importante deixar claro que o diálogo constante com a comunidade acadêmica será o principal perfil desta nova gestão, que é uma continuidade da atual. A gestão atual inaugurou esse formato, e nós também teremos como prioridade manter e ampliar os espaços de diálogo”, disse o futuro reitor. “Entre as possibilidades da gestão participativa, podemos apontar o Planejamento Estratégico Participativo (PEP), que possui uma participação de toda a comunidade acadêmica, e nossos colegiados, que são instâncias de discussão política, administrativa e financeira, com condição de discutir, propor, aprovar e encaminhar as discussões da Universidade. Ainda assim, nossos câmpus, polos e núcleos precisam ser mais visitados e a comunidade acadêmica mais ouvida em suas solicitações e demandas”, afirma a vice-reitora eleita.

A entrevista completa pode ser conferida clicando aqui.

Zanin explicou que a escolha das pessoas para suceder a equipe que encerra a gestão no próximo dia 31 de dezembro foi pautada pelas propostas de gestão elencadas durante a campanha. E o reitor que assumirá a gestão lembrou que os futuros pró-reitores aceitaram a tarefa em um momento difícil, em que enfrentarão desafios estaduais e nacionais. E disse ainda que é preciso nunca esquecer: “A razão de existir da Unemat são os nossos alunos, eles são prioridade, e a prioridade máxima é a nossa sociedade”, frisou o reitor eleito.

 

Reitor

Atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, o reitor eleito da Instituição, professor Rodrigo Bruno Zanin, atua na gestão da Universidade desde 2009, quando foi eleito diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário de Sinop, função que exerceu até 2014. Em 2015, assumiu o cargo de pró-reitor.

Natural de Presidente Prudente, em São Paulo, Rodrigo possui mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas na Área de Computação de Imagens pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), e é graduado em Matemática também pela Unesp.

 

Vice-reitora

A vice-reitora eleita, professora Nilce Maria da Silva, é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), em São Paulo, especialista em Leitura e Produção de Texto pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e graduada em Letras pela Unemat. Natural da cidade de Coroaci, no leste de Minas Gerais, Nilce é membro de família numerosa, sendo a sétima de 11 irmãos.

Ingressou como professora na Unemat em 1992 e, desde então, Nilce já ocupou diversos cargos de gestão na Universidade. De 2000 a 2001 esteve à frente da Coordenadoria de Educação a Distância (Cead). Ainda em 2001, coordenou o curso de Letras do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. Em 2002 Nilce Maria se tornou a primeira diretora eleita do Câmpus Jane Vanini, função que exerceu até 2006. No ano seguinte se tornou assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), cargo ocupado por ela até 2008. Foi diretora de Gestão de Licenciatura da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) entre 2013 e 2014 e, em 2013, também se tornou coordenadora institucional do Programa de Extensão Universitária (ProExt), que conduziu até 2018.

Atualmente dirige a Gestão de Educação a Distância e coordena a Universidade Aberta do Brasil/Unemat, ambos desde 2015, além de participar em diversas comissões da Unemat e lecionar no curso de Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

 

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) foi escolhido o professor Alexandre Gonçalves Porto. Porto é doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, possuindo mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e tendo se graduado em Engenharia Agrícola pela UFPel.

Nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Alexandre Porto já foi coordenador dos cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial em Barra do Bugres de 2003 a 2005 e do curso de Engenharia de Alimentos, também em Barra do Bugres, de 2006 a 2007 e de 2008 a 2011.

De 2011 a 2014 Porto foi o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres, função que também assumiu como pro tempore em 2007. De 2015 a 2017 foi o pró-reitor de Extensão e Cultura e, desde 2017, exerce a função de pró-reitor de Gestão Financeira.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

À frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), atualmente ocupada por Rodrigo Zanin, assume o professor Anderson Fernandes de Miranda

Nascido em Senador Firmino, no sudeste de Minas Gerais, Anderson é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, possuindo Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento também pela UFV.

O futuro pró-reitor hoje exerce o cargo de diretor político-pedagógico e financeiro do Campus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, em Tangará da Serra, mas também já ocupou a função de coordenador do curso de Ciências Biológicas e de diretor de Faculdade de Ciências Biológicas, Agrárias, Engenharia e da Saúde (Facabes).

 

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) será comandada pela professora Leonarda Grillo Neves.

Natural do Rio de Janeiro e graduada em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), no Rio de Janeiro, Leonarda é mestra em Produção Vegetal também pela Uenf e doutora em Genética e Melhoramento pela UFV.

Leonarda foi assessora de Pesquisa da PRPPG de 2010 a 2011, coordenadora do curso de Agronomia em 2014 e 2015 e, atualmente, é presidente da Comissão Administrativa de Ética da Universidade, cargo em que está desde 2016.

 

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) foi anunciada a professora Antonia Alves Pereira, do Câmpus Universitário de Alto Araguaia.

Natural de Antonina do Norte, no sul do Ceará, Antonia possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de ser especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ) e mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Coordenadora do curso de Jornalismo de 2015 a 2016, Antonia atua como diretora de Gestão Acadêmica na Proeg desde 2017. A futura pró-reitora também já foi diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), órgão do qual ela atualmente é membro do Conselho Científico Deliberativo.

 

Pró-Reitoria de Administração

O profissional técnico do Ensino Superior Tony Hirota Tanaka assumirá a Pró-Reitoria de Administração (Prad).

Atual diretor de Unidade Regionalizada do Câmpus Universitário Professor Eugênio Carlos Stieler, em Tangará da Serra, Tony já foi conselheiro membro do Conselho Universitário (Consuni) em 2012.

Natural de Londrina, no norte do Paraná, Tony é especialista em Direito Tributário pela Universidade da Amazônia (Unama), sendo graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Tangará da Serra da União Cultural de Ensino Superior do Centro-Oeste (Unicen).

 

Pró-Reitoria de Gestão Financeira

À frente da Pró-Reitoria de Gestão Financeira (PGF) foi anunciado o professor Ricardo Keichi Umetsu.

Hoje diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Nova Xavantina, Ricardo já foi coordenador pro tempore dos cursos de Ciências Biológicas em Nova Xavantina e Engenharia Florestal em Alta Floresta, e coordenador do Programa de Ciências Agroambientais (PCAA). Umetsu também foi diretor pro tempore da Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas (Fabis) em Nova Xavantina.

Possuindo graduação em Ciências Biológicas pela Unemat, Ricardo, que é natural de Toledo, no oeste do Paraná, também possui Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.

 

Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação

E a Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI) coube ao professor Luiz Fernando Caldeira Ribeiro. Natural da capital de São Paulo, Luiz Fernando é graduado em Engenharia Agronômica pela USP, além de mestre e doutor em Fitopatologia, também pela USP.

Atualmente é o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário de Alta Floresta, tendo sido coordenador do curso de Agronomia em Alta Floresta de 2013 a 2015, e tendo, ainda em 2015, assumido a direção da Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias (Facba). No ano seguinte foi eleito para a direção do câmpus.

 

Desafios

O reitor eleito resume os desafios da gestão vindoura em duas palavras: estrutura e conjuntura. “Nós temos os desafios de estrutura, que são os internos, tais como infraestrutura, organicidade, as reformas necessárias do ensino, ampliação da nossa relação com a comunidade e valorização das pessoas. E os desafios de conjuntura, que são os externos. É ter condições de enfrentar os desafios que estão por vir no âmbito nacional e estadual. Hoje, não podemos fechar os olhos aos acontecimentos no País, principalmente, aos ataques às universidades públicas brasileiras, do ponto de vista de financiamento e manutenção”, disse Zanin. “E só vamos conseguir enfrentar os desafios de conjuntura com uma universidade mais forte, mais unida, mais integrada e que tenha na pesquisa, no ensino e na extensão uma relação também de integração, para poder mostrar para sociedade o quanto nós somos importantes, o quanto nós fazemos a diferença para a população e para o Estado de Mato Grosso”, disse o reitor.

Já a futura vice-reitora lembra que a Unemat como bem público também é algo a ser defendido. “Um dos nossos grandes desafios é também manter esta Universidade pública, gratuita, cada vez mais entranhada na comunidade mato-grossense e que essa comunidade continue a nos defender enquanto universidade pública”, explica Nilce. “A Universidade também garantirá seu espaço de universidade pública e gratuita para todos, valorizando cada vez mais as pessoas em nível de graduação e pós-graduação para o Estado e para o Brasil, e qualificando, continuamente, nosso corpo docente e técnico”, detalha a vice-reitora eleita.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada