Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Alunos de Cáceres aprendem sobre a importância do planejamento da cidade
PLANO DIRETOR
Alunos de Cáceres aprendem sobre a importância do planejamento da cidade
13/03/2018 18:12:04
por Lygia Lima
Foto por: Lygia Lima - Assessoria

Crianças de três escolas municipais participam até a próxima quinta-feira (15) de oficinas sobre o planejamento das cidades. A atividade é uma das ações que a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat está desenvolvendo dentro do projeto de reconstrução do Plano Diretor de Cáceres proposto pela Prefeitura Municipal.

As oficinas com as crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental se dividem em três eixos e trabalham temáticas como meio ambiente, aspectos socioeconômicos e patrimônio histórico-cultural e lazer de forma mais lúdica e prazerosa. Nas atividades são apresentados vídeos, e realizadas atividades de entrevistas, desenhos e outras.

O coordenador do projeto Plano Diretor, dentro do convênio Unemat, Prefeitura e Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), João Sanches, explica que a proposta neste momento é ouvir as crianças, perceber como elas interagem com a cidade e seus espaços, bem como trabalhar a concepção delas quanto a cidade que elas desejam no futuro.

“A partir da análise dos desenhos e das informações que colhermos junto as crianças nessas atividades, vamos confrontar com o levantamento técnico realizado no diagnóstico preliminar. Só então poderemos gerar um prognóstico com as potencialidades e dificuldades do município”, explica o professor João Sanches.

O aluno Caique Gabriel Melo Silva, de 10 anos, afirmou que gostou muito da atividade. “eu moro em um sítio perto do Facão e já muito do que foi falado aqui”, diz, a estudante Ewelin da Silva, de 8 anos, afirmou que já conhecia a maioria dos animais mostrados na oficina. “Está sendo muito divertido, assistir o filme e também fazer os desenhos”, disse.

A professora Sandra Maria Netto, destacou como ponto positivo essa aproximação da universidade e a escola. Além disso, ela lembrou que as crianças levam para casa tudo o que ouvem e aprendem na escola. “Esse é um importante canal de comunicação com a família”, disse.

Justamente, fazer essa comunicação entre crianças e adultos é o objetivo das atividades que acontecem nas três escolas municipais: Izabel Campos (13), Raquel Ramão (14) e Tancredo Neves (15). Durante o período das aulas, as atividades envolvem os alunos, já no período noturno são realizados encontros para debater os pontos do plano diretor com os adultos do entorno da comunidade escolar, com explicação genérica do que é a lei e serão formados grupos de trabalhos conforme o interesse e afinidade dos presentes.

Para o prefeito municipal de Cáceres, Francis Maris Cruz, é fundamental que toda a cidade participe das discussões sobre o planejamento da cidade. “Essas oficinas, palestras e encontros são importantes porque vão subsidiar as decisões que poderão ser adotadas no futuro”, diz. “Nossa meta é fazer um plano diretor participativo, em que a vontade do cidadão para a cidade dele seja ouvida e levada em consideração”, explica a secretária municipal de Planejamento Nelci Eliete Longhi.

Cronograma de atividade:

13/03 - às 14 horas com as crianças e às 19 horas com adultos na escola Isabel campos

14/03 - às 08:00 com as crianças e às 19 horas com adultos na escola Raquel Ramão

15/03 -  às 14 horas com crianças e às 19 horas com adultos na escola Tancredo Neves

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada