Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Curso de Enfermagem realiza evento sobre a abordagem da doença renal
ENSINO/APRENDIZAGEM
Curso de Enfermagem realiza evento sobre a abordagem da doença renal
08/12/2017 12:32:02
por Assessoria Unemat

Foi realizado na semana passada (04), no auditório do câmpus de Tangará da Serra, o evento "Interpretação de exames e manejo clínico na doença renal" coordenado pela professora Juliana Benevenuto Reis e organizado juntamente com os acadêmicos do sexto semestre de Enfermagem da Unemat. O evento teve a parceria do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização de Práticas Individual e Coletiva em Saúde (NPEPS), do Programa de Extensão em Saúde (PROEXTS)  e do Centro de Hemodiálise de Tangará da Serra.

O evento foi destinado principalmente para o ensino, onde houve a participação dos acadêmicos de enfermagem, da Unic bem como do curso técnico do Senac. Este evento viabilizou ainda a participação dos profissionais da área de saúde assim como dos servidores municipais.

Os palestrantes foram compostos por uma equipe interdisciplinar compostos pelo médido nefrologista João José de Matos, médica intensivista Sheila Fantin Buratti e pelas enfermeiras especialistas em nefrologias Luciene C. V. Duarte e Selma A. Dantas todos pertencentes ao Centro de Hemodiálise de Tangará da Serra (Inemat). 

A coordenadora do evento, Juliana Benevenuto Reis, enfatizou a importância da participação dos acadêmicos nesse tipo de evento uma vez que as disciplinas da graduação inviabiliza o aprofundamento de determinados assuntos. "Essa aproximação do serviço de saúde com a universidade é fundamental para que os acadêmicos consigam compreender as atualizações e as especificidades das condutas e manejo clínico do portador da doença renal bem como as demandas desse tipo de serviço em nosso município", lembrou a professora Juliana.

As inscrições foram gratuitas, contudo foi sorteado no ato da inscrição, um tipo de kit de higiene para que cada participante inscrito levasse no dia do evento  com fins de doação para os pacientes que realizam a hemodiálise. A professora Juliana Fernandes Cabral, que também ministra a disciplina de Saúde do Adulto, ressalta que essa ideia partiu dos acadêmicos que organizaram o evento, mas também pensaram na questão social. "Fiquei muito feliz com o sucesso do evento e o engajamento dos acadêmicos do 6º semestre da enfermagem da Unemat em ter um olhar macro sobre o nosso campo prático da disciplina de saúde do adulto no Inemat, motivo pelo qual surgiu a ideia de doação dos kits de higiene que certamente irão ajudar muitos pacientes em hemodiálise", destaca a professora Juliana.

Participaram cerca de 200 pessoas. Os kits de higiene serão organizados e entregues pelos acadêmicos nos próximos dias.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada