Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Mestrandos da Pós-Graduação em Letras ministram cursos gratuitos para a comunidade
SINOP
Mestrandos da Pós-Graduação em Letras ministram cursos gratuitos para a comunidade
19/10/2017 09:08:41
por Saidy K. M. Souza/Setor de Comunicação/Câmpus de Sinop

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras) no Câmpus de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai além das exigências formais e inova no que diz respeito à inserção social. Além de contribuir na formação de excelência para os profissionais que cursam o mestrado, desenvolve atividades voltadas à comunidade. Com um ano de existência, o Programa interfere no desenvolvimento educacional, cultural e tecnológico da região através de cursos ministrados pelos mestrandos. Recentemente, concluíram-se os cursos de Redação, Poesia para Crianças, Educomunicação, Língua Inglesa, Multiletramento em Libras, Língua Portuguesa e Literatura.

Segundo a coordenadora do PPGLetras, Leandra Ines Seganfredo Santos, o Programa criou moldes próprios para estreitar ainda mais a relação entre a Universidade e os moradores da Região Médio-Norte de Mato Grosso. “Percebemos que poderíamos desenvolver ações que refletissem no desenvolvimento da sociedade, para além das dissertações que serão apresentadas pelos alunos ao concluírem o mestrado. Essa inquietação foi compartilhada com a primeira turma do PPGLetras e decidimos aproveitar o conhecimento desses mestrandos para desenvolvermos seis propostas atendendo os interesses da comunidade”, explicou.

Os mestrandos, que estão ligados a projetos de pesquisa e extensão da Unemat, organizaram atividades de inserção social voltadas às linhas de pesquisas nas quais estão inseridos. “As pessoas precisavam desses atendimentos e dificilmente os teriam se não fosse através desta iniciativa do PPGLetras. Para nós, mestrandos, foi uma forma de amadurecimento profissional, como professores e pesquisadores”, avaliou a mestranda, Sara Cristina Pereira.

 

Ações

Dos seis cursos ministrados pelos mestrandos do PPGLetras, quatro foram realizados na Casa Brasil, no Câmpus Sinop da Unemat. O curso de Redação ofertou 30 vagas para estudantes interessados em se prepararem para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Outras 30 vagas também foram disponibilizadas para o curso 'Desmistificando a Língua Portuguesa e a Literatura', voltado para acadêmicos e profissionais que atuam em sala de aula. Para os interessados em aprender a Língua Inglesa, foram ofertadas 40 vagas. E o curso de Multiletramento Básico em Libras recebeu mais de 40 participantes da comunidade em geral.

No município de Nova Santa Helena, os mestrandos realizaram o projeto 'Poesia para crianças: Uma proposta para estudo dos elementos culturais e formação do jovem leitor'. Os encontros envolveram 28 alunos da terceira fase do primeiro ciclo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Branca de Neve.

E em Colíder, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros produziram dez vídeos documentários sobre assuntos do cotidiano, no curso 'Educomunicação: Mídia aliada à educação'. “Há uma tendência em pensar que a Unemat é só o que acontece dentro deste prédio. Mas o trabalho vai muito além. Que bom saber que estamos contribuindo com o crescimento de quem vive nesta região”, salientou o mestrando Leandro Nascimento.

A iniciativa do PPGLetras foi elogiada durante o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Região Centro-Oeste, que ocorreu em Brasília, na semana passada. “Nosso Programa se destaca pelo caráter coletivo-colaborativo de professores e alunos, e isto nos dá força para ampliarmos os projetos”, explicou a coordenadora do PPGLetras, que já está organizando as próximas atividades de inserção social que serão realizadas pela segunda turma do Programa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24527 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada