Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Estudantes de Medicina da Unemat ensinam técnicas de reanimação à população de Cáceres
DIA DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
Estudantes de Medicina da Unemat ensinam técnicas de reanimação à população de Cáceres
30/08/2016 17:42:30
por Nataniel Zanferrari

Em comemoração ao Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, os estudantes da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência de Cáceres (Lauremc), vinculada ao curso de graduação em Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizaram um evento no Cine Xin Cinema para ensinar à população de Cáceres as manobras básicas de reanimação cardiopulmonar. A atividade ocorreu no sábado (27) e contou com 15 alunos.

Com o tema ‘Todos podem salvar uma vida’, a ação teve como objetivo ensinar as pessoas a fazer o primeiro atendimento, antes da chegada da equipe médica, em pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória. As técnicas mostradas pelos alunos ajudam a aumentar a sobrevida do doente.

A chamada reanimação cardiopulmonar (RCP) deve ser feita até a chegada do resgate. Se a RCP não for realizada com urgência, a pessoa doente pode ir a óbito. A cada minuto sem atendimento inicial, perde de 7 a 10% de chance de sobreviver. A maioria das paradas cardiorrespiratórias ocorre nas residências ou em locais de grande circulação de pessoas. Por isso, é importante que os cidadãos saibam identificar o problema e agir com rapidez.

Em 2016, o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar teve atividades simultâneas em 17 estados do país, além de Bolívia e México. O evento ocorre há três anos, sempre na última semana de agosto. A participação da população é gratuita.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada