Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Unemat celebra igualdade de gêneros no Dia Internacional da Mulher
IGUALDADE
Unemat celebra igualdade de gêneros no Dia Internacional da Mulher
08/03/2016 18:21:47
por Nataniel Zanferrari

A ideia de celebrar o Dia da Mulher surgiu no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e de trabalho e pelo direito ao voto. As manifestações uniam lutas por igualdade de direitos políticos, econômicos, sociais e trabalhistas para as mulheres. Em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres em Copenhague, na Dinamarca, foi estabelecido o Dia Internacional da Mulher, celebrado no ano seguinte no dia 19 de março, por meio de numerosas manifestações em países como Alemanha, Áustria-Hungria, Dinamarca e Suíça. Posteriormente, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras  por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, colaborando com o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917, foi instituída como Dia Internacional da Mulher entre o movimento internacional socialista. Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século até a década de 1920, tendo sido esquecido por longo tempo e sendo recuperado pelo movimento feminista na década de 1960.

Em 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Desde 1996, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento da Mulher (ONU Mulheres) escolhe temas oficiais para o Dia Internacional da Mulher, e o tema de 2016 é ‘Planeta 50-50 até 2030: Intensifique a igualdade de gênero’, em referência à Agenda 2030 de Desenvolvimento, que inclui como meta a igualdade de gênero na sociedade, na política, na economia e no trabalho.

Com números e exemplos de transformação, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) celebra o Dia Internacional da Mulher mostrando que está cada vez mais perto de atingir a igualdade de gêneros no meio acadêmico.

A atual reitora da Instituição é uma mulher, professora Ana Maria Di Renzo, mas a Unemat já foi comandada por outras mulheres: Ilma Machado e Rosa Maria da Cunha Garcia já estiveram à frente da Universidade. Antes de se tornar Universidade, a Instituição já foi gerida por mulheres em três momentos: pela coordenadora Neuza Benedita da Silva Zattar, em 1989; e pelas diretoras Miriam Benedita Moreira Menezes, em 1980, e Olga Maria Castrillon Mendes Araújo, em 1983.

Mas os quadros de alunos, professores e funcionários da Unemat também podem se orgulhar de refletirem a transformação que a busca pela igualdade de gênero vem promovendo pelo País e pelo mundo: 56% dos estudantes universitários são mulheres; 38% dos cargos de gestão da Unemat são exercidos por mulheres, sendo que 47% dos profissionais técnicos da Instituição são do gênero feminino. Dentre os professores, as mulheres são 52% dos mestres e 49% dos doutores da Universidade.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 148110
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada