As professoras Juliana Freitag Schweikart e Neusa Inês Philippsen e a intérprete Ataice Borges Doarte, do Campus de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), participaram da 11ª edição do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), com o tema 'Linguística aplicada para além das fronteiras', realizado entre os dias 14 e 17 de julho na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O CBLA teve por escopo a discussão acerca do plano nacional do livro didático, construção de sentidos e ensino de línguas, aprendizagem ubíqua e ensino de línguas, ensino de línguas e práticas transgressivas, linguagem, gênero, etnias e sexualidade.
“As tecnologias digitais e o ensino de língua inglesa para crianças” foi o tema da apresentação da professora Juliana Freitag Schweikart, que objetivou apresentar resultados de um projeto desenvolvido com professores em pré-serviço, acadêmicos do quinto e sexto semestres do Curso de Letras da Unemat de Sinop. O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2013, com cerca de 50 crianças de escolas públicas municipais, em formato de oficinas ofertadas como parte do Programa Mais Educação. O foco das oficinas voltou-se para o ensino de Língua Inglesa mediado pelo uso do computador e da internet e os resultados mostram que o uso das tecnologias digitais proporciona momentos de interações significativas dos alunos com a língua alvo despertando comprometimento com as atividades gerando produções orais e escritas em vários gêneros textuais.
Já a professora Neusa Inês Philippsen realizou exposição descritiva e analítica intitulada “Nuanças do falar norte mato-grossense: apontamentos sócio-semântico-lexicais sobre o item tarimba” que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista e tem o propósito de refletir sobre a língua portuguesa falada em quatro cidades do norte mato-grossense (Vera, Santa Carmem, Sinop e Cláudia). Os resultados apreendidos durante o percurso da pesquisa se apresentam em forma de transcrições, catalogações, registros e análises de variantes lexicais em uso pelos sujeitos moradores destas cidades.
E a intérprete Ataice Borges Doarte expôs os resultados do estudo 'Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa ao aluno surdo: Formação e práticas docentes', que evidenciou práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Língua Inglesa no ensino e aprendizagem com alunos surdos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de uma cidade do norte de Mato Grosso. O trabalho está embasado na pesquisa qualitativa-interpretativista e busca diagnosticar possíveis limitações nas práticas pedagógicas que os docentes se deparam no ambiente escolar.
Visitas: 24692 | Impressões: 148111 | ||
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária