Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Acadêmico de Geografia da Unemat conquista prêmio de melhor trabalho
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Acadêmico de Geografia da Unemat conquista prêmio de melhor trabalho
30/10/2012 13:44:01
por Lygia Lima com informações do acadêmico Gustavo Leandro

O acadêmico de Geografia da Unemat em Cáceres, Gustavo Roberto dos Santos Leandro, conquistou o prêmio de melhor trabalho de iniciação científica em geomorfologia. A premiação foi concedida durante o 9º Simpósio Nacional de Geomorfologia que aconteceu de 21 a 24 de outubro no Rio de Janeiro – RJ.

O simpósio que teve como temática “Geomorfologia e eventos catastróficos: passado, presente e futuro”, foi organizado e coordenado pela União da Geomorfologia Brasileira – Brazilian Geomorphological Union e sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Instituto de Geociências). Com apoio de órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, entre outros, consagrou as pesquisas em Geomorfologia desenvolvidas nacional e internacionalmente.

O acadêmico da Unemat é bolsista de iniciação cientifica PIBIC/CNPq/UNEMAT no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geomorfologia Fluvial – LAPEGEOF locado na Cidade Universitária, coordenado pela professora dra. Célia Alves de Souza do Departamento de Geografia. Durante o Simpósio ele apresentou seis trabalhos, com indicação ao Prêmio Jovem Geomorfólogo “Professora Maria Regina Mousinho de Meis” baseado em análise curricular e nos trabalhos submetidos e aceitos, sendo selecionados 10 Geomorfólogos que além de concorrer ao prêmio receberam apoio financeiro para participação no evento.

A Comissão do evento, coordenada pelo professor dr. Antonio José Teixeira Guerra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, referência nacional e internacional, selecionaram dentre mais de 350 trabalhos os 9 melhores onde estes seriam apresentados e avaliados por uma Comissão (professora dra. Selma Simões da Universidade Federal de Goiás – UFG, professor Archimedes Perez Filho da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professora Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG entre outros) em sessão plena.

Os critérios para avaliação do trabalho foram: domínio teórico, a totalidade metodológica do trabalho, resultados e a apresentação. O trabalho do acadêmico Gustavo intitulado “Feição morfológica no corredor fluvial do rio Paraguai, Cáceres – Mato Grosso: aporte de sedimentos na baía Negra”, recebeu a premiação de 1º lugar no IX Simpósio Nacional.

“Todos estávamos muitos nervosos e preocupados, pois sabíamos da real dimensão e importância daquela sessão, aí que me preocupei mesmo, porque percebi que não era só o Gustavo. Estava representando minha orientadora (professora Célia), o Departamento de Geografia e a Universidade do Estado de Mato Grosso. Confesso que nem tinha muita esperança porque estava concorrendo com alunos de instituições que são referência como a UNESP de Rio Claro, UFPR, UFBA, UFV. Quando começou a anunciar os 3 primeiros colocados veio na minha cabeça todas as dificuldades enfrentadas como ir todos os dias a tarde para o Laboratório, os trabalhos de campo que são cansativos, o fato de eu ter escolhido ficar em Cáceres quando minha família foi embora para Minas Gerais por transferência do meu pai, mas também o apoio e incentivo da minha família, da minha orientadora e professores do Departamento que me ajudaram inclusive financeiramente para participação em eventos nacionais, meus amigos e colegas de laboratório e curso”, relatou emocionado o bolsista.

Em terceiro lugar ficou o trabalho desenvolvido por uma aluna da UNESP – Rio Claro e em segundo lugar o trabalho produzido por uma aluna da UFPR. “Quando anunciou os terceiro e segundo lugar pensei que seria impossível um primeiro lugar, mas os meus amigos Jean e Marcos continuaram acreditando, pensa. Aí quando começou a anunciar meu nome não acreditava. Célia ficou muito feliz. Primeiro lugar do prêmio Destaque em Iniciação Científica em Geomorfologia. Mas do que o prêmio, contou para mim as palavras de pesquisadores que eu tinha apenas como referências bibliográficas”, relatou o acadêmico.

“Gostaria de agradecer a todos que me apoiam em todos os sentidos, em especial minha orientadora professora Célia e aos professores Joaquim Correa e Evaldo Ferreira que me ajudaram financeiramente via projetos de pesquisa, o que possibilitou minha participação no evento. Na verdade esse prêmio não foi só pra mim, foi para minha orientadora, para o Grupo que eu trabalho, para o Departamento de Geografia e para a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat que foi destaque nacional e internacional com essa premiação. Espero que seja incentivo para meus colegas e alunos que já estão na Universidade e para aqueles que estão começando. Para mim, esse ano tem sido muito bom com a conclusão do meu curso, pensando é claro, na continuidade da pesquisa e da minha formação”, finalizou Gustavo. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 148409
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada