50 professores de física, química, biologia e matemática da rede municipal de ensino de Cáceres começaram nesta semana o curso de aperfeiçoamento ministrado pela Unemat por meio do Projeto Einsten, que visa qualificar e preparar professores para o ensino e produção de materiais didáticos a fim de estimular a aprendizagem dos estudantes no ensino fundamental e médio.
O curso de capacitação dos professores segue até o mês de novembro, totalizando 420 horas e finalizando com a entrega de um artigo a ser produzido. Os professores são oriundos das escolas conveniadas ao Projeto Einsten: Ana Maria Graça Noronha, Colégio Onze de Março, São Luiz e Mário Mota, além de professores de outras escolas que se haviam feito pré-inscrição no ano passado.
Uma das características do curso de aperfeiçoamento que está sendo ministrado é a junção de teoria e prática, onde os professores tem a oportunidade de construir com materiais simples e sucatas experimentos que podem ser feitos nas próprias escolas a fim de facilitar a aprendizagem em sala de aula.
O professor doutor, Carlos Alfredo Arguello, um dos mentores do Projeto Einsten, está ministrando aulas teóricas e práticas. Segundo ele, o curso tem como objetivo demonstrar que os professores são capazes de montar suas próprias experiências sem depender de muitos recursos financeiros que as escolas não possuem. “Aqui a intenção é instrumentalizar o professor para que ele dê asas a sua imaginação e a partir de sucata, poder construir experiências. As escolas não possuem recursos para adquirir laboratórios de física, química, biologia e matemática, mas se os professores são capazes de construir, serão capazes de consertar e de manter essas experiências na escola”, afirma.
Para a professora Percília de Oliveira, que trabalha com física e matemática na Escola Mário Mota, o curso vem suprir uma carência de aliar a prática ao conhecimento teórico que foi adquirido na universidade. “Esse curso é o que estávamos precisando e sabemos que essas experiências vão alterar significativamente a rotina em sala de aula, além de estimular a aprendizagem, porque os alunos poderão ver na prática como utilizar os conhecimentos teóricos”, afirma.
A professora mestre Herena Naoco Chisaki Isobe, que coordena o Projeto Einsten juntamente com os professores: Celso Fanaya Teixeira, Vitério Maluf, Nivaldi Colonego Jr e Albemari, explica que o Projeto Einsten tem interesse em abrir novas turmas de aperfeiçoamento para professores das áreas de física, química, biologia e matemática, para isso, basta que as escolas que tenham interesse procure o projeto para se fazer um planejamento para abertura de turmas futuras.
Além do curso, o Projeto Einsten recebe visita de grupos de escolas sempre às sextas-feiras no período vespertino, com prévio agendamento, onde os estudantes podem conhecer diversas experiências, ter contato com kits escolares que serão montados e também montar experiências próprias. Professores e pessoas da comunidade também podem conhecer o projeto de extensão que funciona na Cidade Universitária, no bairro Santos Dumont, em Cáceres.
Visitas: 24687 | Impressões: 148104 | ||
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária