Mato Grosso, Domingo, 13 de Julho de 2025     
Novo Portal
Comissão conclui trabalhos sobre plano de carreira docente da Unemat
Comissão conclui trabalhos sobre plano de carreira docente da Unemat
22/02/2008 17:03:54
por Coordenadoria de Comunicação Social
Gestores e representantes de professores concluem a nova proposta de PCCS
Gestores e representantes de professores concluem a nova proposta de PCCS

Gestores e representantes do Sindicato dos Docentes da Unemat (Adunemt) concluíram nesta sexta-feira (22/02) os trabalhos de discussão e elaboração da nova proposta de Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS) dos professores. Gestores, representantes docentes e de técnicos da Universidade do Estado de Mato Grosso estiveram reunidos desde a última semana (14/02), na sede administrativa em Cáceres.

O novo texto do PCCS propõe mudanças na carreira dos professores da Unemat. Entre os pontos mais discutidos está a instituição do regime de Dedicação Exclusiva (DE) para todos os mestres e doutores. Paralelamente, seria implantado um programa de qualificação para docentes graduados, com a adoção de uma modalidade específica de bolsa.

“Essas ações assegurariam aos nossos docentes prioridade à pesquisa, ao ensino e à extensão, ao mesmo tempo em que investimos na formação constante dos recursos humanos, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos cursos ofertados”, explicou o reitor Taisir Karim.

A preocupação desde o início das discussões é atender às demandas profissionais- de docentes e de técnicos- respeitando o orçamento da Unemat. Hoje a Universidade conta com 664 professores efetivos, sendo 121 doutores, 331 mestres e 212 graduados, e 467 profissionais técnico-administrativos.

Por isso, possíveis alterações nas carreiras estão sendo negociadas de forma conjunta, com representantes das diferentes categorias e gestores da Unemat, buscando atender necessidades profissionais e institucionais. “O orçamento foi discutido internamente de forma participativa, analisando criticamente o custo da implementação dos novos PCCS. Os estudos apontam que é viável a adoção dos novos planos de carreiras de professores e de técnicos”, defendeu Karim.

PCCS: A proposta do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos docentes ainda será discutida com representantes da categoria, em Assembléia geral convocada pela Adunemat para a próxima segunda-feira (25/02), em Cáceres. Posteriormente, o texto será apreciado pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo deliberativo na Unemat, que tem reunião agendada para terça-feira (26/02).

Já o novo PCCS dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (PTES) foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Consuni e já foi encaminhado para análise pela Secretaria de Administração (SAD). “Os novos planos de carreira são fruto do compromisso assumido entre gestão e sindicato para definir as propostas conjuntamente, a partir do diálogo e das demandas dos segmentos”, reafirmou o Reitor.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24813 | Impressões: 160149
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada