Mato Grosso, Domingo, 13 de Julho de 2025     
Novo Portal
Núcleo Negra divulga ações.Projetos foram apresentados ao secretário da Seduc
Núcleo Negra divulga ações.Projetos foram apresentados ao secretário da Seduc
01/10/2007 15:41:26
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade(Negra) da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat)desenvolve desde maio o projeto de extensão “Diversidade Racial na escola: implementando a Lei 10.639/03”.

Realizado pelo convênio entre a universidade e Secretaria de Ensino Superior do Ministério de Educação (Mec), o projeto visa a formação continuada de professores na temática Relações Raciais no contexto escolar e o incentivo ao cumprimento da Lei Federal 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Educação básica.

Em Cáceres cerca de 60 professores das redes públicas municipal e estadual participam do projeto que teve entre suas ações a realização do Seminário Políticas Afirmativas: democratizando o acesso ao Ensino Superior.Concretizado entre os dias 17 e 18 de setembro, o evento envolveu 40 professores de 17 escolas que ingressam o projeto além de representantes dos movimentos sociais e acadêmicos da Unemat .

Na programação mesas-redondas versaram sobre o processo de construção das políticas afirmativas na Unemat desde as primeiras ações que contribuíram para implantação das cotas, a participação da sociedade civil nesse processo e outras ações desenvolvidas pela universidade como o projeto de extensão “Por um futuro negro”

O projeto Diversidade Racial na escola foi uma das ações apresentadas pelo núcleo ao secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.Realizada no último dia 20 em Cuiabá, a audiência envolveu além dos docentes da Unemat Jacqueline da Silva Costa ,coordenadora do Negra e mestre em Educação, e Paulo Alberto dos Santos Vieira, doutorando em Ciências Sociais,a gerente da pasta Relações Raciais e Meio Ambiente/Seduc e mestre em Educação, Ângela Maria dos Santos.

De acordo com a coordenadora do Negra, o objetivo do encontro foi o de estreitar os laços entre as instituições. Entre os assuntos tratados no encontro estava a parceria com a Seduc na realização de projetos como o seminário do Negra , marcado para novembro e que visa aprimoramento das Ações Afirmativas para negros e experiências de aplicabilidade da Lei 10.639/03 , bem como para a concretização da coletânea sobre Relações Raciais que reunirá a produção de 36 autores negros e negras do estado.

A proximidade entre o secretário e o governo federal também motivou o pedido do núcleo para que ele seja o interlocutor na negociação junto a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(Seppir),instância federal, e junto ao estado na implementação da turma especial de agronomia direcionado para comunidades negras tradicionais em Vila Bela da Santíssima Trindade. O projeto já foi encaminhado pelo núcleo para a Seppir.

O momento também foi propício para apresentações de outras ações afirmativas desenvolvidas pela universidade. “A audiência com Secretário é uma agenda de ações que o Núcleo tem desenvolvido no sentido de fortalecer e de demonstrar o nosso compromisso para com a população negra, sobretudo no que diz respeito a garantia de acesso destes no ensino superior”, disse a coordenadora do Negra, Jackeline da Silva Costa. Além da pauta do Negra na audiências foram tratados assuntos referentes ao Conselho Estadual do Negro)

Por:Elaine Tortorelli / Coordecom- Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24845 | Impressões: 160149
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada