Mato Grosso, Domingo, 28 de Dezembro de 2025     
Novo Portal
Unemat participa do tradicional mutirão de limpeza do Rio Paraguai
Unemat participa do tradicional mutirão de limpeza do Rio Paraguai
13/11/2006 15:07:45
por Coordenadoria de Comunicação Social
Profissionais da Unemat participam da limpeza do Rio Paraguai
Profissionais da Unemat participam da limpeza do Rio Paraguai

Acadêmicos e professores ligados ao Celbe (Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal) da Unemat participaram nesse último sábado (11.11) do mutirão de limpeza do Rio Paraguai, que banha a cidade de Cáceres.

Quatro barcos da Unemat integraram o mutirão de embarcações e chalanas que percorreram cerca 130Km dos 2.621Km de extensão do Rio Paraguai. Cada equipe ficou responsável por um trecho específico, vistoriando praias, barrancos e margens de vários pontos do Rio Paraguai e afluentes.

De acordo com a coordenadora do Celbe e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carolina Joana da Silva, a participação da Unemat no evento é um reflexo do envolvimento da academia com a comunidade. “É um momento de interação mais direta dos acadêmicos, profissionais e pesquisadores da Universidade com a sociedade onde se faz presente”, comentou.

Ao todo, foi coletada uma quantidade de lixo suficiente para lotar dois caminhões. Na maior parte sacolas plásticas, latinhas de alumínio e garrafas PET. O material que ficaria poluindo o rio foi encaminhado para a cooperativa de reciclagem do município. “Os locais onde mais encontramos lixo são aqueles onde há acesso ao rio e são adequados para acampamento”, disse o professor Claumir Muniz.

“É impressionante o que as pessoas deixam para trás nas pescarias: até pneu de carro foi encontrado”, aponta a professora Nelci Eliete Longhi. Entretanto, ela explica que como as chuvas começaram mais cedo este ano, o rio já encheu um pouco. “Com isso, apesar do trabalho que os voluntários estão realizando, as águas já podem ter levado algum material deixado às margens”.

O acadêmico de biologia e profissional do Celbe, Fábio Rosa Conceição, participa do mutirão há 14 anos. Ele acompanhou de perto a redução do volume de lixo coletado ao longo desse período. “Esta diminuição é também um reflexo do trabalho de educação ambiental que estamos desenvolvendo. Mas ainda está longe de ser o ideal. Se desde aquela época trabalhássemos com a conscientização nas escolas, talvez hoje tivéssemos uma população jovem e adulta mais preocupada com os recursos naturais”, avalia.

O mutirão de limpeza do Rio Paraguai acontece há 18 anos em Cáceres, sempre no primeiro final de semana após o início da época de Piracema. O evento foi idealizado pelo ex-capitão da Marinha e hoje proprietário de três embarcações turísticas, Renato Thomaz. “Faço isso para tentar recompensar o rio por tudo que ele nos oferece. É uma forma de retribuir”.

Apesar de ainda ser encontrado muito lixo, percebeu-se ao longo desses últimos anos uma redução no volume. Entretanto, além de tirar a sujeira “é importante também arborizarmos as margens e promovermos a soltura de alevinos. O sonho é que a gente tenha futuramente neste rio muito peixe e que eles cheguem nesta época prontos para a reprodução”, disse Renato.

O evento é realizado com parceria da Unemat, prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Associação dos Amigos do Rio Paraguai (AARPA), Associação Ambientalista, Turística e Empresarial de Cáceres (ASATEC).

Danielle Tavares- Assecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25184 | Impressões: 163905
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada