Mato Grosso, Domingo, 28 de Dezembro de 2025     
Novo Portal
Reitor da Unemat confere grau aos primeiros professores índios da América Latina
Reitor da Unemat confere grau aos primeiros professores índios da América Latina
06/06/2006 13:32:46
por Coordenadoria de Comunicação Social
Foto:Marcos Bergamasco
Foto:Marcos Bergamasco

A emoção marcou a primeira colação de grau de professores índios em uma universidade específica e diferenciada da América Latina, que ocorreu nesta terça-feira (06) no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá. Na oportunidade 186 índios de 36 etnias diferentes e 26 línguas faladas receberam o diploma de nível superior nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, Ciências da Matemática e da Natureza e Línguas, Arte e Literatura.

A formatura dessa primeira turma foi considerada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes como um marco para a política indigenista no país. “Com esse evento estamos marcando uma reconciliação da sociedade indígena e a sociedade brasileira pela educação”, afirma.

O reitor da Unemat, Taisir Karim, conferiu o grau aos formandos utilizando um capelo indígena e não o capelo tradicional. O deputado federal Carlos Abicalil lembrou que a utilização do capelo usado na cerimônia demonstra o respeito para com a cultura ancestral dos indígenas.

Taisir Karim lembrou que a agora os índios que concluem o curso superior são filhos da Unemat e vão estar representando a universidade em todo o país. “Vocês ensinaram a Academia a perceber outros olhares, e mostrou que é possível a uma universidade pública desenvolver políticas afirmativas que servem de referência para o Brasil como a Universidade para índios, cotas para negros e ofertar um curso de agronomia para assentados da Reforma Agrária, porque estamos fazendo isso”.

O governador Blairo Maggi, reafirmou que o seu governo tem compromisso e respeito aos povos indígenas com a continuidade do projeto do Terceiro Grau que no ano passado iniciou uma segunda turma e que deve abrir concurso vestibular diferenciado para ingresso da terceira turma de professores indígenas ainda esse ano, além da abertura de concurso público para a rede estadual de educação específica para professores indígenas.

Durante a cerimônia o coordenador do Projeto Terceiro Grau Indígena, professor doutor Elias Januário, foi homenageado pelos acadêmicos e foi batizado com liderança bororo, e também foram apresentadas danças e ritos de diferentes etnias.

Lygia Lima - Assessoria Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25183 | Impressões: 163905
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada