A história do Campus Universitário de Pontes e Lacerda inicia-se oficialmente através da aprovação da Resolução nº 022/91, do Conselho Curador, que criou o Núcleo Regional de Ensino Superior de Pontes e Lacerda e através da Resolução nº 039/91, cria-se o Curso de Licenciatura Plena em Letras.
O então Núcleo iniciou suas atividades em 1992, com uma única turma de Licenciatura Plena em Letras. Este curso foi autorizado a funcionar pelo MEC através da Portaria nº 512/96 em 29/05/1996 e reconhecido pela Portaria nº 855/98 – SEDUC/MT de 19.10.98 publicada no Diário Oficial do Estado de 23.10.98.
Através da Lei Complementar Estadual nº 030 de 15/12/1993 o Núcleo Regional de Ensino Superior de Pontes e Lacerda, passa a se chamar Campus Universitário de Pontes e Lacerda.
Atualmente o Campus oferece os cursos de Licenciatura Plena em Letras e Bacharelado em Zootecnia e Direito (cursos regulares). Em 2009/1 encerrou-se o curso de Bacharelado em Ciência da Computação (Turma Especial extensão de Barra do Bugres) e em 2008/2 o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Turma especial extensão de Cáceres.
No período de 2001 a 2004 foi oferecido no Campus uma turma especial em Licenciatura Plena em Matemática (extensão de Cáceres).
No período de 2000 a 2004, vinculados a este Campus tivemos os Núcleos Pedagógicos de Comodoro e Araputanga, ambos ofereceram o Projeto de Licenciatura Parceladas, o primeiro com os cursos de Letras, Matemática e Pedagogia e o segundo com os cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Matemática. Também houve uma extensão do Curso de Letras a qual fora vinculada ao Departamento de Letras do Campus Universitário de Pontes e Lacerda e uma unidade do DEAD (Divisão de Educação Aberta e à Distância) no município de Jauru.
Tivemos ainda 2 (duas) turmas da CEAD ( Coordenadoria Educação Aberta e à Distância) com o curso de Pedagogia de 1 a 4 Séries e Educação Infantil, as quais foram coordenadas pelo Núcleo Pedagógico de Jauru, com a parceria de 19 (dezenove) municípios.
Atualmente oferecemos dois cursos Turma Fora de Sede, sendo o Curso de Licenciatura Plena em Letras em Tapurah e Bacharelado em Zootecnia em Mirassol D Oeste.
Estrutura Física do Campus
No período de 1992 a 2003 o Campus Universitário de Pontes e Lacerda funcionou em diversos espaços cedidos, ora por escolas estaduais ora pela Prefeitura Municipal e ou particulares.
Salientamos que em 2001, quando foi criado o curso de Zootecnia, o mesmo funcionou nas antigas estruturas da Escola Agrícola Municipal Sebastião Fante, uma área de 150 hectares que se localiza às margens da Rodovia BR 174, Km 209 e pertence à Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), área essa que desde 19/12/2001 está sobre o regime de comodato com a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, o qual tem 20 anos de validade, sendo prorrogável por um período semelhante.
A partir de janeiro de 2004 o Campus mudou definitivamente para a referida área. Para tanto várias ampliações na estrutura física foram feitas. Toda a estrutura física do Campus ocupa uma área de mais de 5.000 m² de construção.
Curso de Zootecnia
O Curso de Bacharelado em Zootecnia iniciou suas atividades no segundo semestre de 2001, em 2008 foi renovado seu reconhecimento por 05 anos através da portaria nº 244/08 do Conselho Estadual de Educação e a primeira turma colou grau no primeiro semestre de 2005. O Curso foi classificado com três estrelas, segundo última avaliação do Guia do Estudante.
INFRA-ESTRUTURA
Laboratórios
1) Laboratório de Línguas
2) Laboratório de Análise de Solos
3) Laboratório de Anatomia Animal
4) Laboratório de Biologia e Química
5) Laboratório de Análises de Alimentos e Nutrição Animal
6) Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal
Estes laboratórios atendem às demandas de formação dos alunos tanto no que diz respeito à pesquisa quanto à extensão além das atividades práticas das diversas disciplinas correlatas. O laboratório de solos além de atender às demandas internas atende também à comunidade. Esforço está sendo feito pelo Departamento no sentido de estender a ação de outros laboratórios à comunidade. Esse laboratório recebeu pela segunda vez o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade, expedido pela Embrapa. Tal certificação comprova a qualidade das análises realizadas, garantido maior segurança nas aulas de campo, pesquisa e extensão.
Centro de Pesquisa – o Campus já foi contemplado com o projeto e, no momento, esforça-se por resolver pendências com documentação em trâmite em Cuiabá.
Anfiteatro – A obra do Anfiteatro está concluída restando agora mobiliá-lo colocando-o, assim, em condições de uso.
Biblioteca – O espaço é amplo e o acervo está em fase de expansão. No seu interior existem alguns computadores que auxiliam os alunos em suas atividades acadêmicas. O prédio necessita de reforma urgente, sobretudo no telhado, uma vez que seu precário estado de conservação, especialmente em períodos de chuva, tem comprometido o acervo.
Laboratório de informática – em funcionamento conta hoje com 10 máquinas novas fruto de projetos de pesquisa e aguarda a chegada de mais cinco pelo mesmo projeto. Além destas existem ainda outras máquinas mais antigas que estão sendo reconfiguradas.
Diretor político-pedagógico e financeiro: Jocilaine Garcia (até 31 de dezembro de 2023)
Diretor administrativo: Noêmia Andreza de Almeida Paiva (até 31 de dezembro de 2021)
Telefone: (65) 3266-8100 / (065) 3266-8114
E-Mail: coordenacaopl@unemat.br
Endereço: RODOVIA BR 174, KM 277 ZONA RURAL CAIXA POSTAL 181 CEP: 78250-960 PONTES E LACERDA-MT
Cidade: Pontes e Lacerda/MT
Licenciatura Plena em Letras
Bacharelado em Zootecnia
Bacharelado em Direito