No contexto de UNEMAT EM NÚMEROS usamos certos termos técnicos, entre os quais, alguns são abaixo relacionados:
1. RECEITA
Valores financeiros recebidos pela UNEMAT.
1.1 RECEITA TOTAL
Todos os valores financeiros recebidos, incluindo todas as Fontes de Recursos. Na Unemat, a Receita Total é composta pelas seguintes Fontes de Recursos:
2. RECEITA DA FONTE 100
É a maior Receita Líquida Recebida pela UNEMAT. Esta Receita corresponde ao Repasse atual de 2,40% da Receita Líquida do Estado de Mato Grosso à UNEMAT e é regulamentada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO.
3. DESPESAS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
São despesas orçamentárias com pessoal ativo, inativo, pensionistas, etc., com quaisquer espécies remuneratórias, inclusive com encargos sociais e contribuições recolhidas.
4. CUSTEIO
O custeio da UNEMAT são despesas com Diárias, Passagens, Bolsas e Auxílios, Serviços Prestados (P.F), Energia Elétrica, Telefonia, Internet, Locação de Veículo e Combustíveis, Serviços de Limpeza, Vigilância, Material de Consumo, entre outros.
5. OUTRAS DESPESAS CORRENTES
São despesas Orçamentárias com o pagamento de Diárias, Passagens, Bolsas e Auxílios Estudantis, Limpeza, Segurança, Energia Elétrica, Telefone e Internet, Locação de Veículo, Combustíveis, Material de Consumo, Tributos, entre outros.
6. TRIBUTOS
São despesas com o pagamento de taxas do DETRAN, SEFAZ(PASEP), INPI, CREA-MT, Prefeituras, Fundo de Aperfeiçoamento dos Servidores Jurídicos, etc..
7. INVESTIMENTOS
São despesas Orçamentárias com o Planejamento e Execução de Obras, Projetos de Ampliações, Construções e Terrenos, Equipamentos e Material Permanente.
8. LOA
É a LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA) em que o Governo define as prioridades contidas no Plano PluriAnual (PPA) e as metas, as quais deverão se atingidas durante o referido ano.