Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat e parceiros produzem 2000 litros de álcool em gel para populações indígenas
PANDEMIA
Unemat e parceiros produzem 2000 litros de álcool em gel para populações indígenas
29/07/2020 17:17:57
por Assessoria de Comunicação - Unemat

Nesta terça-feira (28), o povo Paresí, em Tangará da Serra-MT, recebeu 100 litros de álcool em gel produzido a partir de uma grande parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Operação Amazônia Nativa (Opan) e o Conselho Regional de Química (CRQ/MT).

Juntos, os parceiros produziram 2000 litros de álcool em gel que serão distribuídos para indígenas de Mato Grosso e Rondônia. A iniciativa tem o objetivo de contribuir no enfrentamento da Covid-19 junto as aldeias. A ação também reforça o compromisso social das instituições envolvidas.

Os próximos a receber o álcool em gel, em Mato Grosso, serão os povos indígenas Apiaká-Kayabi e Munduruku localizados no município de Juara e os Nambikwara de Tirecatinga de Sapezal. Em Rondônia serão os povos indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena, em Cacoal e os Cinta Larga, em Vilhena.

A transformação do álcool líquido em gel foi realizada no laboratório da Unemat, no câmpus de Tangará da Serra, com o uso de espessante doado pela empresa MC Química. A Opan adquiriu as embalagens e o álcool 70% foi doado pela Usina Impasa Agroindústria ao CRQ/MT. Já o IFMT cuidou da logística.

Para o diretor do câmpus de Tangará da Serra, Magno Alves Ribeiro, a parceria é fundamental para minimizar a pandemia nos diferentes grupos. “A ação de produção de álcool em gel bem como outros produtos que foram desenvolvidos anteriormente, em parceria com tantas instituições, busca dar condições de prevenção ao Coronavírus. Juntos, podemos colaborar com a comunidade de diferentes formas, utilizando nossos laboratórios, professores e técnicos. Dessa forma, fazemos nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Magno.

Já para a profissional técnica Rosângela Madalena Ferreira esta parceria só vem contribuir de maneira eficiente à função social da Unemat na melhoria da qualidade de vida e saúde da população como um todo. “Assim, temos condições de atuar e se fazer presente em diferentes formas, focando neste momento de pandemia a algumas comunidades indígenas de MT e RO”, ressalta Rosângela.

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24558 | Impressões: 138296
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada