Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
O evento Web Seminários Interdisciplinares publica anais na revista Divers@
PEDAGOGIA
O evento Web Seminários Interdisciplinares publica anais na revista Divers@
01/06/2021 16:43:03
por Hemilia Maia

O curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, publicou os anais do evento Web Seminários Interdisciplinares na Revista Científica Eletrônica Interdisciplinar Divers@ da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O professor Victor Hugo de Oliveira Henrique, mestre em Educação e coordenador do Web Seminários Interdisciplinares conta que em janeiro de 2021 já haviam realizado quatro edições do evento e que a parceria com a UFPR fora muito interessante para o projeto.  

Resumo do artigo - O Web Seminários Interdisciplinares surgiu dos anseios em apresentar um debate pautado na interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Desde o seu nascimento, suas edições têm sido de forma on-line, transmitidas pela plataforma YouTube, devido a Pandemia da Covid-19 que assola o mundo e o Brasil, tendo seu primeiro caso no final de 2019 na China e no Brasil no primeiro semestre de 2020. 

A primeira edição aconteceu 22 de julho até 19 de setembro de 2020, com um total de 1143 inscrições. O II Web Seminários Interdisciplinares: Edição Paulo Freire foi realizado entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020 com 853 inscritos, já a terceira edição, III Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Biológicas aconteceu entre 07 e 11 de dezembro de 2020 com 811 inscrições e por fim, temos a quarta edição, IV Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais e I Simpósio On-line de Educação Ambiental da UNEMAT, com 1083 inscrições. 

O IV Web Seminários Interdisciplinares: Edição Ciências Ambientais e I Simpósio On-line de Educação Ambiental da UNEMAT teve como proposta debater a área das Ciências Ambientais em suas diversas facetas, pautadas pela interdisciplinaridade. O evento foi dividido em mesas-redondas on-line com os seguintes temas: 1) Ciências Ambientais e Interdisciplinaridade; 2) Justiça Climática; 3) Conservação dos Biomas Brasileiros; 4) Gestão Participativa e Políticas Públicas Ambientais; 5) Educação Ambiental. 

A quarta edição teve dois diferenciais em relação as edições anteriores, ela contou com a oferta de minicursos e com a submissão e apresentação de trabalhos na modalidade resumos. Foram nove eixos temáticos que os participantes submeteram seus resumos, totalizando 159 trabalhos, divididos em relatos de pesquisas e relatos de experiência.

Os eixos temáticos foram: 1) Direitos Humanos, Ciências Ambientais e Educação; 2) Políticas Públicas Ambientais e Educação; 3) Movimentos sociais, Ciências Ambientais e Educação; 4) Educação, Currículo e Ciências Ambientais; 5) Formação de professores/agentes em Ciências Ambientais; 6) Diálogo dos Saberes, Etnociências e Ciências Ambientais; 7) Questões socioambientais dos biomas brasileiros; 8) Gestão socioambiental; 9) Saúde e Ciências Ambientais. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão científica composta por mestres e doutores quanto a sua relevância científica, metodológica e social.

Para ler o artigo na íntegra clique aqui.

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 25384 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada