Mato Grosso, Ter�a-Feira, 16 de Abril de 2024     
Novo Portal

Campus Universitário de Médio Araguaia

  • Apresentação
  • Dados do Câmpus
  • Cursos oferecidos

1 - Histórico do Câmpus Universitário do Médio Araguaia "Dom Pedro Casaldáliga"

Foi a partir do Seminário de Expansão realizado pela Unemat em 1990 (11 a 13 de dezembro) que a Universidade começou seu trabalho no interior do estado, atendendo à demanda social, em especial àquela por formação de professores. Adotou-se uma estrutura multicâmpus e “a filosofia de levar a universidade onde ela se fizer necessária, no tempo oportuno a cada comunidade” (Mato Grosso: 1999 p.7). Nesse Seminário participaram representantes de 30 municípios com interesses semelhantes no que diz respeito à formação de seus docentes para atuarem na Educação Básica. Criou-se o primeiro câmpus em Sinop e, a seguir, em Alta Floresta, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina e o câmpus do Médio Araguaia em 23/09/91.

Os cursos oferecidos no Câmpus Universitário do Médio Araguaia nas duas primeiras décadas de sua existência foram exclusivamente na área de formação de professores. Isso se justificou em função da grande demanda nesta área. De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, no ano de 1994, dos professores em exercício na rede de Ensino, apenas 41% possuíam o 3º grau completo, 3,93% o 3º grau incompleto e 55,70% não possuíam o 3º grau.

O Câmpus Universitário do Médio Araguaia tem sua sede na cidade de Luciara, distante aproximadamente 1.5000 km da cidade de Cáceres, sede da Universidade. Foram implantados inicialmente neste câmpus, no ano de 1992, três cursos de graduação: licenciaturas em Pedagogia, Letras e Matemática. E, em 1996, os cursos de licenciaturas em História, Geografia e Ciências Biológicas. 

No ano de 2004, com objetivo de melhor atender a Microrregião Norte Araguaia, foram instalados os Núcleos Pedagógicos de Confresa e Vila Rica. Desde então, este câmpus passou a estar presente com estrutura física e administrativa permanente nestes três locais: Luciara, Confresa e Vila Rica. Mesmo com a ampliação do câmpus optou-se por manter até os dias atuais (2019), a oferta dos cursos de graduações presenciais e a distância na forma de oferta não contínua de vestibulares.

 São cursos de graduações presenciais de oferta não contínua, com matrizes curriculares específicas, mas articuladas entre si. Esta forma de oferta e execução de curso de graduação, vivenciada neste câmpus, no inicio da década de 1990, recebeu o nome de Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas. Trata-se de um Programa com concepções teóricas e metodológicas próprias que orienta a formulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação.

Os cursos de graduação presenciais de oferta contínua, também denominados “cursos regulares”, uma vez criados, permanecem abrindo vestibulares semestralmente na mesma formação acadêmica. Já os cursos de graduações presenciais de oferta não contínua, abrem vestibulares em tempo não pré-determinado uma única vez (turma única).

Os cursos nesta modalidade são definidos de acordo com as demandas regionais e nacionais por formação universitária. Isto possibilitou uma rotatividade e diversificação na oferta de cursos de graduação no câmpus. Até o ano de 2016, o câmpus formou alunos nos seguintes cursos: Pedagogia, Letras, Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Química, Educação Física, Ciências da Computação e Ciências Sociais. Alguns destes cursos foram reeditados.

 

2 - O Calendário Acadêmico

O Câmpus Universitário do Médio Araguaia tem dois calendários acadêmicos distintos. O calendário acadêmico padrão, instituído anualmente pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), e um calendário específico para atender as peculiaridades dos cursos de formação de professores em serviço.  

O calendário específico tem aulas em tempo integral nos meses de janeiro, fevereiro e julho em uma etapa denominada de “Etapa Letiva intensiva”. As aulas da etapa letiva intensiva são ministradas por professores efetivos da Unemat de outros câmpus e/ou contratados especificamente para este fim, por meio de processo seletivo público. Os períodos de março a junho e de agosto a novembro são denominados “Etapa Intermediaria”. As atividades acadêmicas realizadas durante a etapa intermediária são de responsabilidade dos professores que compõe a coordenação pedagógica dos cursos e do grupo trabalho local (GT-Local), que permanece todo o ano letivo na sede do Câmpus ou do Núcleo Pedagógico.           

 

3 - O Corpo Docente/Equipe de Trabalho

O corpo docente que atuam nos cursos oferecidos pelo Câmpus Universitário do Médio Araguaia é formado por duas equipes. A Primeira equipe é constituída por professores lotados na Faculdade Multidisciplinar do Câmpus Universitário do Médio Araguaia, composta por docentes dos vários câmpus da Unemat, de diferentes áreas do conhecimento, conforme regimento da referida faculdade. A faculdade zela pela unidade filosófico-metodológica das ações, atendendo às necessidades de cada área de conhecimento que tem cursos em desenvolvimento no câmpus.

A outra equipe é constituída por docentes que respondem pela coordenação local denominado grupo de trabalho local (GT local). Este grupo também administra pedagógica e politicamente os cursos no câmpus, buscando condições objetivas para a realização das etapas letivas intensivas, acompanhando o desenvolvimento de todas as ações de cada curso, zelando pelo registro e arquivo da documentação do projeto e documentação individual dos acadêmicos.

O grupo de trabalho local é formado por um professor coordenador de cada curso oferecido, sendo responsável pelo acompanhamento mais próximo do estágio supervisionado realizado pelos acadêmicos. Também são eles que acompanham, com visitas periódicas, os acadêmicos residentes em municípios circunvizinhos à sede do câmpus e dos núcleos pedagógicos.

A coordenação pedagógica local tem um papel importante para os cursos, especialmente no momento do Estágio Supervisionado, ao acompanhar e verificar a coerência entre o que os cursos têm proposto como prática pedagógica, eixo metodológico e a prática docente de seus acadêmicos. Seu trabalho pode e deve levar ao questionamento frequente sobre a relação que se vai estabelecendo entre ensino e pesquisa no cotidiano escolar. Ela tem, assim, o papel de cultivar, incentivar a relação constante escola/comunidade, ensino/pesquisa, discurso/prática pedagógica, sua função é de elo entre esses elementos. A coordenação pedagógica local é sujeito participante de todas essas ações.

 

4 - Parcerias

As prefeituras municipais da Microrregião Norte Araguaia são parceiras fundamentais na constituição do Câmpus Universitário do Médio Araguaia. Participam do financiamento e avalição dos cursos desenvolvidos. Há também parceria com a Seduc/MT, e mais recentemente da Capes/MEC. Essas instituições apoiam no financiamento e nas definições de demandas por formação universitária.

Diretora político-pedagógico e financeiro: Kelli Cristina Aparecida Munhoz Moreira

Email: dppf.luciara@unemat.br

 

Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia (Famma)

Diretor: Heitor Marcos Kirsch

E-mail: famma@unemat.br

 

Luciara

Telefone: (66) 3528-1136

Endereço: Rodovia MT 100, Km 01 - Bairro Universitário - CEP: 78.660-000 - Luciara MT 

 

Vila Rica

Telefone: (66) 3554 2571

Avenida Perimetral Leste n. 404 Bairro Bela Vista - CEP: 78.645.000 - Vila Rica MT
 

Confresa

Telefone: (66) 3564 1431

Rua JK Centro s/n - CEP: 78.652.000 - Confresa MT

 

Telefone: Whatsapp (65) 99662-1570

E-Mail:

Site:

Endereço:

Cidade:

 

Cursos de graduação em andamento:

 

LUCIARA

Licenciatura em Educação Física. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Parfor/MEC.

Licenciatura em Física. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Unemat.

 

CONFRESA

Licenciatura em Pedagogia. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Parfor/MEC.

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Unemat.

 

VILA RICA

Bacharelado em Administração Pública. Modalidade: distância. Financiamento/ Parceria: UAB/MEC.

Bacharelado em Direito. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Município.

Bacharelado em Sistema de Informação. Modalidade: distância. Financiamento/ Parceria: UAB/MEC.

Bacharelado em Zootecnia. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Unemat.

Licenciatura em Filosofia. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Unemat.

Licenciatura em Pedagogia. Modalidade: distância. Financiamento/ Parceria: UAB/MEC.

 

ARIPUANÃ

Bacharelado em Direito. Modalidade: presencial. Financiamento/ Parceria: Município.

 

SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA

Bacharelado em Sistema de Informação. Modalidade: distância. Financiamento/ Parceria: UAB/MEC.

Licenciatura em Letras. Modalidade: distância. Financiamento/ Parceria: UAB/MEC.

Licenciatura em Matemática. Modalidade: distância. Financiamento/ Parceria: UAB/MEC.

Licenciatura em Pedagogia. Modalidade: distância. Financiamento/ Parceria: UAB/MEC.