Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da 1ª. expedição científica ao parque estadual do Xingu
Pioneirismo
Unemat participa da 1ª. expedição científica ao parque estadual do Xingu
18/03/2011 10:56:07
por Coordenadoria de Comunicação Social

Uma parceria entre os herbários do KEW (Royal Botanic Gardens, Inglaterra), o HERBAM/UNEMAT (Herbário da Amazônia Meridional), o RB (Jardim Botânico do Rio de Janeiro) com o apoio Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) por meio da Coordenação de Unidades de Conservação (CUCO) esta desenvolvendo o projeto Biodiversidade Floristica da Amazônia Meridional (BIOFLORA), primeira expedição científica realizada no Parque Xingu. A expedição aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março.

O projeto visa pesquisar e mapear as áreas de conservação ao longo da fronteira norte do estado de Mato Grosso, abrangendo MT e PA. Além do Parque Estadual do Xingu, primeira unidade pesquisada nesse projeto, outros parques também serão contemplados, como o Parque Nacional do Juruena (MT, AM, PA, em conjunto com o PPBio e Bionorte) e o Parque Estadual Igarapés do Juruena, Parque Estadual Tucumã, Parque Estadual Cristalino (MT), Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo e Campo de Provas Brigadeiro Velloso (PA). Mais de 500 amostras de plantas foram coletadas e fotografadas, incluindo herbáceas, cipós, palmeiras, epífitas, arbustos e árvores. De acordo com o Dr. William (KEW) “muitas espécies terão o primeiro registro para o Estado de MT”.

Segundo a curadora-fundadora do HERBAM, Dra. Célia Soares: “este projeto é uma importante contribuição à flora de MT, já que muitas das unidades de conservação contempladas nessa proposta ainda não tiveram levantamentos floristicos. Além disso, a descrição das áreas e a listagem das espécies servirão para a caracterização das tipologias florestais de cada unidade, contribuindo para os planos de manejo e tomadas de decisão para a gestão dos parques. Para nós foi uma honra a participação da primeira expedição científica ao Xingu e isso se torna um marco para os estudos da flora da Amazônia Meridional e de MT”.

A expedição contou com o apoio logístico da CUCO/SEMA, fato de suma importância para a realização da pesquisa ao Parque Xingu. A empreitada contou ainda com especialistas das famílias botânicas de Malvaceae, Dra. Sue Frisby (KEW), de Rubiaceae, Dra. Daniela Zappi (KEW), de Myrtaceae, Dra. Eve Lucas (KEW), e dos generalistas Dr. William Milliken (KEW) e da Dra. Célia Soares (HERBAM, UNEMAT), um parataxonomista, José Piva (Bolsista de apoio técnico do PPBIO), do Biológo Dennis Silva (HERBAM), e de Alex Forte (graduando de Biologia/AF). Da SEMA , participaram os técnicos da CUCO/SEMA, Nicola Laventi, Jone Moraes, do gerente do Parque Xingu, Vinicius Marini, e do agente ambiental do Parque, Lucio Lindolfo.

 

Segundo a professora Célia o envolvimento direto de tantos profissionais e a liberação de infra estrutura demonstram o interesse do Estado em conhecer sua flora.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 148412
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada