Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Doação de caminhão frigorífico acende esperanças no desenvolvimento da piscicultura
Pesca
Doação de caminhão frigorífico acende esperanças no desenvolvimento da piscicultura
18/03/2011 09:43:42
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do "Complexo Nascentes do Pantanal", se reuniu ontem (17/03) na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur),para a apresentação do caminhão frigorífico, que foi adquirido com recursos financeiros do Ministério da Pesca, o caminhão foi projetado para armazenagem e comercialização de pescado. O programa visa auxiliar os pescadores no transporte do pescado e segundo a gestão do consórcio dará a população condições de comprar um peixe de qualidade e com menor preço, já que a idéia do veículo é diminuir os atravessadores.

Durante o evento estiveram presentes o Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, além dos prefeitos de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Gloria D´oeste, Indiavaí, Lamabrari D´oeste,Mirassol D´oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, autoridades locais e a professora do departamento de Agronomia Zulema Netto Figueiredo, representando a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

 

Unemat

A Unemat participa ativamente de pesquisas e debates sobre a piscicultura. Um livro sobre o tema já foi escrito em 2010 pela professora da universidade, Adriana Barros, do campus de Pontes e Lacerda.

Por várias vezes foram ministrados mini cursos onde as técnicas de ponta no âmbito da piscicultura são discutidas e difundidas. A Unemat tenta fazer sempre a aproximação entre os pesquisadores e produtores, a fim de viabilizar a inserção do método na região.

Portanto a professora Zulema Figueiredo acha positivo atividades que destaquem a piscicultura, criando assim alternativas viáveis para o pequeno produtor. Segundo a professora, o Mato Grosso tem potencialidade para desenvolvimento na área, e que através da pesquisa e trabalhos orientados o estado possa se transformar em referencia no ramo.

As inúmeras pesquisas realizadas pela instituição são apresentadas aos alunos, dando ao futuro profissional que será lançado no mercado a possibilidade de um olhar arrojado e técnicas capazes de auxiliar este caminho que vem crescendo no mundo.

 

O que é Piscicultura

Aquacultura, aquicultura ou piscicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem.

 

O pescado no Brasil

Atualmente um dos problemas fundamentais para o meio ambiente é a pesca desenfreada em rios, lagoas e oceanos. Isto já pode ser observado através da diminuição dos peixes.

Alem de gerar um desequilíbrio no eco sistema, um grave problema social se amplia. O profissional que vive da pesca muitas vezes precisa migrar de profissão e a população consome cada vez menos peixes, decorrente do preço elevado do produto.

Segundo o Ministério da Pesca, o consumo per capita de pescado no Brasil é de 9,03 quilos anuais por habitante, segue muito abaixo da média mundial e do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consumo brasileiro no ano passado esteve abaixo dos 12 quilos recomendados pela OMS e dos 16 quilos da média mundial. Em alguns países como o Japão o consumo chega a 60 quilos por habitante ao ano. A produção brasileira é insignificante perante potências pesqueira e inclusive inferior à de países como o Chile e Peru.

 

Introduzindo a Piscicultura

A atividade é economicamente rentável e de alta produtividade, através do uso de tecnologia moderna. Pôr conta disso, a descoberta e o desenvolvimento de técnicas alternativas tem dado um novo olhar para o ramo.

A finalidade de oferecer ao produtor rural técnicas viáveis para um produto que chegue ao consumidor em boa qualidade é algo que vem sendo feito. Por isto tantos investimentos em pesquisas

Espera-se que a piscicultura possa vir a converter-se numa das principais atividades geradoras de renda em programas de desenvolvimento rural sustentável , gerando empregos e conservando o meio ambiente.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24689 | Impressões: 148412
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada