Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Unemat faz apelo por recursos no orçamento geral da União
Investimento
Unemat faz apelo por recursos no orçamento geral da União
17/11/2010 13:50:45
por Coordenadoria de Comunicação Social
Governador do Estado e Reitor solicitaram que Unemat seja contemplada com investimentos da União. Foto: Secom.
Governador do Estado e Reitor solicitaram que Unemat seja contemplada com investimentos da União. Foto: Secom.

Só com recursos do governo do Estado não é possível ampliar a oferta de cursos e promover um ensino público inovador e com alcance regional. A conclusão é do reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva, que veio a Brasília mais uma vez para sensibilizar os parlamentares da bancada federal a apresentar emendas ao Orçamento Geral da União (OGU). "O papel do Reitor é ser político", revelou Silva.

O Governador Silval Barbosa (PMDB) aproveitou para conversar com cada um dos membros da bancada que se fez presente e pediu para que a Unemat seja contemplada com investimentos.

“O recurso próprio da Unemat é suficiente apenas para custeio, pagamento da folha e pequenos investimentos. Temos planos para ampliação de salas de aula e laboratórios que só são possíveis com recursos extra-orçamentários. Ao apresentar uma emenda para um campus regional da Unemat, o recurso estará sendo aplicado na base eleitoral desse parlamentar”, contextualizou.

Além da estruturação das salas e laboratórios, serão apresentadas propostas de emendas para a aquisição de ônibus e de uma fazenda experimental. Em 2010 a Unemat já havia pleiteado recursos para estrutura física e compra de patrulhas mecânicas.

Questionado sobre o papel das universidades estaduais para o desenvolvimento regional, Adriano Silva defendeu mais participação da União no incentivo e desenvolvimento das universidades públicas estaduais e lembrou que 51% dos acadêmicos estão matriculados em universidades estaduais no interior do Brasil.

“A competência do ensino superior é da União. É preciso apoiar o ensino superior não apenas nas universidades federais, que estão concentradas nos grandes centros”, ponderou.

O reitor aproveitou a passagem por Brasília para conversar com o governador Silval a respeito do apoio do Estado aos projetos de ensino à distância que estão em fase de conclusão na Unemat. “Queremos aumentar a oferta de cursos semipresenciais e cursos à distância como faz o governo federal por meio do programa Universidade Aberta”, concluiu.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 148412
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada