Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Unemat promove encontro de sensibilização de artesãos para Editais de Governo
Cultura
Unemat promove encontro de sensibilização de artesãos para Editais de Governo
27/07/2009 15:39:55
por Coordenadoria de Comunicação Social
Artesãos de Cáceres em reunião na Sede Administrativa da Unemat
Artesãos de Cáceres em reunião na Sede Administrativa da Unemat

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Unemat promoveu reunião com artesãos de Cáceres, nessa sexta-feira (24.07), para divulgar e desenvolver ações de habilitação dos agentes culturais, que possam concorrer aos editais de financiamento promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), até fevereiro de 2010.

A iniciativa busca revitalizar as ações relativas à cultura e extensão na Unemat, a partir das demandas sociais. “A Universidade é um local por excelência de formação humana. Vamos buscar parceria com aqueles que são os verdadeiros donos da arte em nosso município: artistas e artesãos”, afirmou a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Emília Darci Cuyabano.

Além da divulgação dos editais para a comunidade local, a Pró-reitoria vai contribuir no acesso e preenchimento dos formulários e encaminhamento da documentação dos artistas de Cáceres. “Caso os artesãos tenham projetos aprovados, vamos fazer emprenho para que ministrem cursos nos diferentes locais onde a Universidade se faz presente, para que possam ser conhecidos e reconhecidos no Estado”, afirmou assessora de gestão de cultura, Evanil de Almeida Cardoso.

O presidente da Associação Pantaneira dos Artesãos de Cáceres (APAC), Carlos Viana, afirmou que é importante manter esse elo de comunicação entre universidade e sociedade. Para ele, concorrer aos diferentes editais de fomento é uma forma de levar o nome de Cáceres para outras e regiões de fortalecer as manifestações locais. “A cultura tem o poder de mudar uma cidade. A partir da dança ou do canto, a cidade ganha mais vida, e uma modalidade cultural ajuda a movimentar a outra”.

Entre os artesãos presentes ao encontro, esteve o Sr. Lourenço, que confecciona Viola de Cocho e deseja passar para as novas gerações a arte que aprendeu com os pais. “É o meu berço cultural. A minha família sempre foi ligada à beleza do canto e da dança típicos de Mato Grosso”, afirmou.

Cultura que Dona Zelma aprendeu a gostar, respeitar e ensina para crianças e adolescentes da Escola Estadual Rodrigues Fontes. “Temos orgulho de dançar siriri e cantar o cururu. Cantamos o sagrado e as belezas da nossa região e do nosso Rio Paraguai”.

Artesão e artistas locais como eles, que desejam promover apresentações culturais, artísticas ou cursos de capacitação poderão submeter propostas ao Edital Intercâmbio e Ações Artísticas e Culturais 2009, que está com inscrições abertas até 14 de agosto.

Para conferir a chamada pública: www.cultura.mt.gov.br.

Outras informações: (65) 3221-0037.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 148403
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada