Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Professores indígenas de Mato Grosso recebem diplomas pela Unemat
Faculdade Indígena
Professores indígenas de Mato Grosso recebem diplomas pela Unemat
15/07/2009 10:50:04
por Coordenadoria de Comunicação Social

Lideranças indígenas, autoridades políticas, acadêmicas e convidados lotaram o ginásio Arlindo Buck, em Barra do Bugres (a 150 km de Cuiabá), nessa terça-feira (14.07) para presenciar um momento histórico: a colação de grau de 90 professores indígenas, por meio da Faculdade Indígena Intercultural, da Universidade do Estado de Mato Grosso.

A cerimônia teve início com a apresentação de dança do povo Umutina, em agradecimento aos antepassados pela chuva e colheita. Os recém formados receberam o título de licenciados em Ciências Sociais; Línguas, Artes e Literaturas; e Ciências Matemáticas e da Natureza. A turma é composta por professores indígenas de 22 etnias de Mato Grosso, que atuam no Ensino Fundamental e Médio, nas escolas de suas aldeias.

O presidente nacional da Fundação Nacional do Índio, Márcio Augusto Freitas de Meira, presidente do evento, afirmou que a formação superior desses jovens demonstra que a sociedade brasileira caminha no sentido de reafirmar a autonomia de seus povos. “A autonomia é o conhecimento que os povos indígenas têm para lidar com os seus próprios problemas e reafirmar sua identidade e cultura. O conhecimento não vem de fora, mas eles próprios transmitem seus saberes para seus filhos”, afirmou.

As discussões sobre a formação de professores indígenas em nível superior começaram em 1992. Por meio de diferentes iniciativas, o projeto ampliou e fortaleceu suas ações.

“O programa já havia se transformado em Faculdade ao mostrar maturidade para a qualificação dos povos indígenas. Agora, os desafios são ainda maiores para responder às demandas de formação continuada relacionadas à Educação Superior Indígena”, declarou o Reitor da Unemat, Taisir Karim, que na ocasião assinou a Resolução 018/2009, criando administrativamente a Faculdade Indígena Intercultural, vinculada ao campus de Barra do Bugres.

Além da execução de cursos de licenciatura e bacharelado, possibilitando a formação em serviço de professores e profissionais indígenas, a Faculdade Intercultural objetiva a abertura de vagas em cursos regulares de pós-graduação lato e stricto sensu e administração do Museu Indígena a ser implantado.

Para o coordenador geral, professor Elias Januário, a atuação da faculdade indígena ultrapassou a qualificação de professores. “Contribui para grande referência também em termos de produção científica e acadêmica”. Segundo ele, mais de 21 livros já foram editados, alguns deles escritos em português e língua materna indígena. “Esse material auxilia no trabalho nas escolas das aldeias, em forma de material didático”, afirmou.

Também presente à cerimônia, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, lembrou que a Unemat foi a primeira Instituição a oferecer graduação específica e despertou o Brasil para esta necessidade. “Atualmente, 14 instituições já oferecem curso para professores indígenas”. Segundo o secretário, está em discussão a abertura de mais um concurso público para professores índios.

Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, reafirmou o compromisso de Governo em consolidar ainda mais a Faculdade Indígena da Unemat, com possibilidade de aumento de vagas na graduação e pós-graduação.

Também estiveram presentes, o prefeito de Barra do Bugres, Wilson Francelino, o representante do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Grossi, os pró-reitores Agnaldo Rodrigues (Graduação) e Carolina Joana da Silva (Pesquisa e Pós-graduação), diretores de institutos e faculdades.

Faculdade Indígena- A 1ª turma de professores indígenas concluiu as atividades do curso, em junho de 2006, sendo realizada a Colação de Grau e a entrega dos diplomas de licenciados a 186 acadêmicos indígenas.

Desenvolvido pela Unemat em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de Ciência e Tecnologia (Secitec), Fundação Nacional do Índio (Funai), Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 148404
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada