Mato Grosso, Domingo, 29 de Setembro de 2024     
Novo Portal
Lideranças do Xingu visitam Unemat para conhecer Programa de Educação Indígena
Etapa Presencial
Lideranças do Xingu visitam Unemat para conhecer Programa de Educação Indígena
12/02/2009 13:51:52
por Coordenadoria de Comunicação Social

Termina nesta semana (13) a etapa presencial do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi) da Unemat no campus de Barra do Bugres. Na atual etapa a Unemat recebeu a visita de dois importantes líderes indígenas do Parque Nacional do Xingu, os caciques Aritama Yawalapiti (Alto Xingu) e Megaron Txucarramãe, que pertence a etnia Mebêngôkre (Kayapó), que puderam conhecer as instalações e ações desenvolvidas pela universidade na área da Educação Superior Indígena.

O cacique Megaron falou aos estudantes da importante conquista dos povos indígenas ao terem acesso a universidade, lembrando a luta das lideranças do passado na consolidação dos direitos indígenas.

Já o cacique do Alto Xingu, Aritana, se emocionou ao ver os parentes estudando na universidade e considerou esse momento histórico. Reforçou a importância da educação como um instrumento de luta das sociedades indígenas para enfrentar as rápidas mudanças do mundo globalizado.

O professor dr. Elias Januário, vice-reitor da UNEMAT e coordenador do Proesi, a presença das lideranças do Parque Indígena do Xingu é uma honra para o programa, uma vez que ambos têm trajetórias de vida marcadas pela luta em defesa dos direitos indígenas, particularmente na demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação.

Estudos presenciais:

A etapa presencial de 2009/1 começou a ser realizada no dia 12 de janeiro e termina nesta sexta-feira (13) e contou com a presença de 134 estudantes dos cursos de licenciatura específica para formação de professores indígenas e outros 60 alunos que iniciaram os curso de especialização lato sensu em Educação Escolar Indígena. A oferta do curso de especialização representa a continuidade das ações de formação superior indígena em Mato Grosso, indo além do nível de graduação.

A Unemat é pioneira na América do Sul na oferta de uma formação específica e diferenciada para índios. Tendo formado em 2006 a primeira turma professores indígenas em curso específico no país. O modelo implantado pela Universidade do Estado de Mato Grosso serve de inspiração para outros cursos superiores no país e na América do Sul.

Para maiores informações, consulte o site do PROESI - http://indigena.unemat.br/

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24686 | Impressões: 148111
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada